domingo, 29 de maio de 2011

Plastimodelismo: esculturas de papel


Quando eu era menino adorava as action figures. Aqueles bonecos de plásticos de super-herois e que muitas vezes eram alvo de preconceito por parte de muitos pais. Os meus, por exemplo, achavam que 'esse negocio de boneco' era algo afeminado. Que somente as meninas podiam ter estas coisas e que 'homem que é homem' brinca de carrinho ou bola de futebol.
Cresci meio frustrado com isto. Meus amigos de rua e de escolas tinham os bonecos do He-Man, dos ThunderCats, Rambo e Comandos em Ação. Para aplacar a frustração eu confeccionava os meus proprios brinquedos: pegava vasilhames de desodorante e outras coisas velhas e fazia meus bonecos de herois. Cheguei a fazer tantos brinquedos que minha mãe achava que eu estava guardando lixo no quarto. Ironicamente ela sempre achou a ideia de fazer brinquedos criativas e apoiava as minhas criações. Eu tinha o Jaspion, o Pirata do Espaço, naves espaciais... Tudo feito por mim.
Depois, meus pais me deram bonecos do Playmobil e até uns bonecos do Transformers mas aí, já era, eu estava tão fascinado pelas minhas proprias criações que os bonecos que passavam na tv não me animavam mais.


Ultimamente graças a um amigo do trabalho eu estou no ramo da plastimodelismo. Para quem não conhece o termo é sobre a arte de fazer miniaturas de objetos reais como castelos, carros, aviões... Existem vários sites e blogs onde podemos conhecer fãs desta arte muitas vezes marginalizada.
Ontem eu construí um cavaleiro medieval, todo em papel, levei umas quatro horas para faze-lo. O plastimodelismo parece dificil no inicio pois, as vezes o objeto construido requer muitas peças e que são muito pequenas. 
   
Como requer uma paciência do praticante, algumas pessoas desistem de montar devido o cuidado das peças. Porém, não tem nada mais motivador depois que você vêr a sua obra constuida. É por isto, que estou levando o plastimodelismo para a escola. Uma turma do fundamental da EJA trabalhou e gostou, agora vou continuar a ideia e ver o que eles podem fazer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário