terça-feira, 17 de maio de 2011

Expressão artistica (brincando com o computador)

Como eu estava dizendo em meu artigo anterior sobre arte para a EJA. Penso que o mais importante para atrair os alunos para as aulas de arte e faze-los entender que a expressão é tudo! Claro, que a técnica é muito importante. Como bem pensou Aristoteles sem ordem não há conhecimento e verdade. Quando ele fala da tecné ele literalmente está falando de formas de saber que todos nós temos.




Por isto penso que o aluno possui a sua tecné. Muitas vezes adormecida ou vista como inferior em relação ao conhecimento 'absoluto' do professor. O aluno chega a achar que não possui conhecimento e que não pode ser criativo. Eu comparo o adulto a uma criança que infelizmente possui amarras que impedem que ele se liberte. Essas amarras podem ser sociais, religiosas e até econômicas.
Não pretendo fazer uma propaganda da autonomia pregada por Paulo Freire, ainda mais que nem sou tão leitor assiduo de suas obras. Porém, reconheço a importância da autonomia para que o aluno seja livre e assim possa ter acesso ao conhecimento que muitas vezes parece distante de sua realidade.
Aproveito a oportunidade para postar trabalhos feitos pelos meus alunos do fundamental para exemplificar o que venho falando. Nestes trabalhos usamos a tecnologia do computador, mais precisamente da ferramenta do paint brush. Apesar de suas limitações podemos através de modo ludico explorar a capacidade motora e criativa do aluno. Além do mais. percebemos que muitos alunos tem pouca ou nenhum contato com a máquina. O que para o nosso mundo competitivo e moderno é quase inconcebível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário