sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

A América que os europeus encontraram

Enquanto Espanha e Portugal disputavam para ver quem era a potência marítima em busca de um caminho melhor para chegar as indias e obter especiarias, o nosso continente estava passando por outra situação. No norte e sul do México os Astecas e Maias e entre Honduras e no Peru os Incas. Por aqui tinhamos mais de 1 minhão de habitantes divididos entre várias tribos: Kadiwe, Caiapó, Marajoara e uma maior parte chamada de Tupí entre outras.

Na América Central os Maias, Astecas e Incas desenvolviam uma civilização complexa formadas por cidades grandiosas compostas por templos em forma de pirâmides escalonadas e de rituais de sacrificio e estatuario de mitos feitos de pedras preciosas como o jade e o diamante.
                                        
Cidades como Machu Picchu e Tenochtitlán tinham uma construção tão sofisticadas para a época que gerou lendas de terem sido feitas por alienigenas ou como pregava o difusionismo, terem tido uma mãozinha dos egpcios para existirem.

Porém, o que chamou a atenção do conquistador europeu foram as pedras preciosas que serviam como material para os mexicas confeccionarem seus deuses como a serpente emplomada Quetzalcóatl e as lindas caveiras de cristais que hoje são vistas em filmes de Indiana Jones.
Os mexicas tinham um calendário complexo de 365 dias e 18 meses, alem de divisões de semanas e estações dos anos. Vale lembrar que na Europa o nosso calendário cristão passaria por diversas modificações até ter estes 365 dias como os dos mexicas. Atualmente não se comenta outra coisa, sobre o calendário maia e suas profecias de fim de mundo, o que prova o quanto temos curiosidade de entender a complexa visão deste povo.

Do nosso lado na Ámérica do Sul, não tivemos construções de pirâmides ou cidades, nossos indios que chamavam o Brasil de Pindorama tinham outras preocupações, mas teriam chegado no mesmo auge dos mexicas se os conquistadores não tivessem interrompido seu processo natural de evolução. Basta olhar os sitios arqueológicos no Piauí e em Minas para percebemos que já havia muito chão percorrido por aqui e tudo seria questão de tempo. As urnas funerárias dos indios marajoara são um bom exemplo do que estava por vir.
        

2 comentários:

  1. isso ja esta ultrapassado!ja soubemos que muitos povos do oriente medio ja sabiam chegar as americas de modo mais facil.Isso ja foi provado por muitos cintistas e aqqueologos que encontraram restos mortais de egipcius no grand canyon e de moedas gregas e romanas no mexico.So postei para te atualizar ta?!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, preciso fazer um trabalho a respeito do Continente que os europeus encontraram, gostei desta postagem.

    Obrigado!!

    ResponderExcluir