sábado, 19 de fevereiro de 2011

Sessão papo Cabeção

Algumas obras da literatura mundial mudaram as sociedades em que foram criadas. A Biblia e o Alcorão são exemplos de como um conhecimento de um povo condensados em páginas e páginas podem ir além do material concreto. É toda uma reunião de um saber que fazem uma geração após a outra. Quando criança meus hobbys de leitura eram os quadrinhos. Eram e são considerados uma fonte de conhecimento para os jovens e crianças. Hoje leio mais os livros. Alguns são dificeis e outros mais faceis de toda forma ler pode ser uma viagem a um mundo desconhecido. Eu resolvi listar algumas obras que fizeram toda a diferença quando foram concebidas. Se alguem quiser dar mais dicas de leitura...

A Divina Comédia, Dante aleghieri.
A obra de Dante se tornou um marco no mundo ocidental. A história gira em torno do próprio escritor que de forma misteriosa vai parar no Inferno. Lá ele encontra amigos e inimigos que lhe ensinam valores como a perda e lidar com os erros cometidos na terra. Para Dante sair dos confins do Hades ele precisa passar pelo Purgatório e Paraíso e  encontrar o seu amor Beatriz, que para o autor é a alma mais pura do universo capaz de redimi-lo. Cenas grotescas, teorias subjetivas sobre o mundo além. Um livro mais que perfeito!

A metamorfóse, Franz Kafka.
Gregor Sanza é um jovem trabalhador introspectivo que mora com os pais e tem um emprego burocrático. Um dia ele acorda para ir trabalhar e descobre que se transformou em uma barata gigante. Ele passa a ser alvo de hostilização e escarnio pelas pessoas. A transformação do personagem central da obra em um inseto é apenas o modo metafórico de Kafka criticar o cidadão do mundo moderno escravizado por valores sociais dubios e crueis. O livro é tão cult que já sofreu releituras diversas em filmes e outras obras literárias. Um filme bacana que trabalhou o livro foi "A mosca" de David Cronnenberg.

Kama Sutra, Vatsyayana.
Muita gente fala deste livro sem se quer te-lo lido. Muitos falam do Kama Sutra como um manual pornô, como quem fala da revista Playboy. Ledo engano! Escrita pelo poeta indiano Vatsyayana e traduzido no ocidente pelo explorador e linguista Richard Burton em 1883. O Kama Sutra é um manual de forma poética sobre a visão do povo indiano sobre o ato sexual e seus procedimentos ritualisticos, o que para nós cristãos o sexo ainda é visto como pecado. Vale apena ler este livro para entender o pensamento cultural oposto ao nosso sobre um tema super espinhoso para nós ocidentais.

A Interpretação dos sonhos, Sigmundo Freud.
O Jornal Folha de São Paulo resolveu lançar grandes clássicos da literatura e este faz parte da coleção. Confesso que ainda estou lendo mas, até onde eu lí Freud faz um estudo engenhoso e interessante sobre os sonhos. Para o psicanalista os sonhos são fenomenos que precisam ser estudados pois, muitos deles podem expor o que o individuo sente e como o cérebro trabalha em estado de vigilia. Além de usar referencias de outros estudiosos como ele, Freud usa os seus próprios sonhos para entender o comportamento humano. A maneira como ele analisa os sonhos e como eles espelham o que somos é impressionante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário