quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Construindo Um Sonho

Todo mundo tem um projeto de vida ou pelo menos deveria ter um! Sem parecer clichê a verdade é que todos nós temos sonhos que impulsionam a nossa vida. Com certeza para muitos casar e ter filhos é um destes sonhos e claro... ter uma profissão da qual tenha orgulho e prazer em realizar.
Talvez, a satisfação profissional seja muito difícil para algumas pessoas (mas nunca se pode dizer que é impossível). Quem não conhece alguém que lutou com toda a dificuldade e não conquistou o que realmente queria? Todos sabemos de histórias de parentes ou conhecidos que são exemplo de superação seja na saúde ou no desejo profissional.
Em um país em crise como o nosso é comum as pessoas terem que temporariamente delegar alguns objetivos para mais tarde: comprar uma casa, trocar de carro e por que não mudar de emprego. Segundo a OMS nunca tivemos tantos indivíduos sofrendo de depressão e stress. E muito deste stress vem da insatisfação com a vida que a pessoa leva (àquele emprego que não traz mais alegria por ser cansativo ou por ser desestimulante).
Será que minha vida vai mudar? às vezes você faz esta pergunta para si mesmo. Eu costumo pensar que tudo o que estou fazendo é temporário e que logo irei fazer algo melhor do que estou fazendo agora. Já trabalhei de gari, já fui balconista de lanchonete, já trabalhei em livraria e até em feira livre, já tive uma bandade rock e por aí vai.... Nunca estive parado em minha vida por muito tempo e quando senti melancolia foi porque estava sem ter o que fazer (principalmente na minha juventude).
Atualmente eu escrevo neste blog porque penso que estou me divertindo e outros que lêem as minhas postagens. Nos últimos anos estou seguindo a carreira de docente e mesmo com todas as dificuldades que a profissão tem (mal salário e desvalorização no mundo globalizado) eu gosto do que faço.
Mas e o meu verdadeiro sonho? Bem eu sonho em poder viver definitivamente da minha arte. Adoro desenhar, pintar e fazer esculturas. Sei que tenho muito o que aprender, mas eu vou em frente. O mercado de arte no Brasil é meio difícil e até injusto (penso eu) e muito cheio de percalços e até desilusão. Contudo quero manter este sonho dentro da cabeça. No momento eu finalmente consegui montar um ateliê só meu para poder realmente trabalhar nas minhas obras (passei um bom tempo da minha vida fazendo obras em um quartinho encima da cama ou comoda velha). Tudo agora é questão de tempo e de esperança!

Nenhum comentário:

Postar um comentário