domingo, 13 de setembro de 2015

A Saída de Cena de Wes Craven


Olá companheiros de blog! Resolvi falar com atraso sobre o falecimento do cineasta norte americano Wes Craven da qual era um grande fã. Como eu costumo escrever postagens sobre terror de vez em quando no blog (espero que gostem ainda da Sessão Contos Bizarros) nada mais justo que falar de um dos mestres do gênero no quesito cinema.
Wes Craven nasceu em Cleveland, Ohio, em um 2 de agosto de 1939. Desde de garoto queria fazer cinema, porém para sobreviver optou por seguir outras carreiras (foi taxista e professor de literatura). Posteriormente como vários candidatos à trabalho na meca do cinema foi editor de som em Hollywood.
Depois tentou a direção e correu atrás de filmes de drama. Contudo, os estudios de cinema com medo de investir muita grana em um estreante deram a ele roteiros de filmes de terror (que eram mais baratos) para realizar.

Nascia daí por diante um gênio do gênero. Em 1972 dirigiu um filme hoje desconhecido por muitos chamado de "Aniversário Macabro". O filme super barato e com elenco de atores desconhecidos, inaugurou o estilo 'assassino mascarado que mata adolescentes burros', antes mesmo de Jason e o "Massacre da Serra Elétrica" virarem febre!

Mas a mente de Craven fervilhava ideias e em 1984 ele criaria o seu personagem mais famoso: Freddy Krueger da cine série "A Hora do Pesadelo". Interpretado pelo ator Robert Englund (que era ator de comedias e filmes de ficção científica como 'V A Batalha Final') Freddy Krueger era uma entidade que apossava dos sonhos dos adolescentes e os matava. Dizem as lendas que Wes Craven teve a ideia de criar o personagem depois de ter um sonho ao ter visto um filme do diretor brasileiro José Mojica ( o Zé do Caixão). Um cara vestido de flamenguista todo queimado e com garras de ferro na mão!

 O personagem também era um assassino de crianças pedófilo e que fora queimado pelos pais como vingança (é esta a origem do monstro no filme), depois disso Krueger passou habitar os pesadelos dos filhos dos pais vingativos e a matá-los como retaliação.
O sucesso de "A Hora do Pesadelo" foi surpreendente e mesmo sendo um filme de orçamento modesto estourou nos cinemas e virou reprise obrigatória em diversos canais de TV. Depois disso Wes Craven resolveu investir em outros segmentos cinematográficos, mas era sempre nos filmes de terror é que destacava.

Com muitas tentativas fracassadas de criar um personagem tão marcante quanto o Freddy Krueger, Craven descobriu o roteiro de um jovem escritor que fazia sucesso com uma série juvenil para a TV. era Kevin Willianson, que havia feito um roteiro de terror diferente: Pânico.
O filme estreou em 1996 e foi um sucesso de crítica e público. Com metalinguagem e várias citações aos defeitos e virtudes dos filmes do gênero, Pânico, virou cult e a máscara do vilão principal é até hoje usada em festas de carnaval (recentemente na MTV estreou um seriado do famoso filme).
Pena que Craven partiu depois de um câncer no cérebro mal curado em 30 de agosto deste ano, deixando fãs do terror desconsolados mas com personagens marcantes para serem lembrados eternamente!
Deixo como amostra de admiração um desenho que fiz do Freddy Krueger há um bom tempo...


Nenhum comentário:

Postar um comentário