sábado, 25 de abril de 2015

Fúria de Titãs, Transformers e Vingadores: Quando os efeitos especiais engolem a história


Hoje fui ao cinema para ver o novo filme dos heróis da Marvel, Os Vingadores: A Era de Ultron. E  como fã de cinema e principalmente de história de quadrinhos ansiava para ver a película. Pois bem, fui todo eufórico para assistir a mega produção.
Sentei em uma boa fileira e pagando um pouco a mais, pude assistir o filme em 3D. 'Beleza' pensei comigo. Comecei a assistir ao filme e confesso que achei a primeira meia hora muito desinteressante, e por incrível que pareça cochilei em uma ou duas cenas. Depois da primeira meia hora o filme finalmente engrenou (pelo menos para mim). No fim eu gostei do filme, porém saí com aquela sensação esquisita por ter dormido durante um filme que eu estava tão afim de assistir.

Resolvi meditar e de repente percebi que o filme dos Vingadores não foi ruim. Então por que foi que eu dormi durante a sessão do filme? Será que foi o cansaço? A poltrona que era super confortável? Não meus amigos a culpa de eu dormir por alguns minutos ao assistir o filme dos Vingadores se chama : Efeitos especiais digitais!
Explico: por incrível que pareça desde que filmes como Transformers, Fúria de Titãs e Vingadores apareceram estou passando por uma aversão aos efeitos digitais. E olha que sempre gostei de filmes com efeitos bacanas desde os anos 80. O problema é que todos os filmes modernos parecem iguais em cenas que possuem a necessidade de efeitos de CGI.

Em Transformers, por exemplo, tem uma enxurrada de destruição de prédios e explosões de naves e robôs que não acaba mais (no último filme quase não havia história somente a destruição de cidades), ironicamente  nos filmes dos Vingadores as benditas cenas de destruição de prédios e naves parecem um repeteco dos Transformers. Em Fúria de Titãs os monstros abissais fazem coisas hiper exageradas e depois vemos os mesmos monstros em Pierce Jackson e outros similares...

O pior é ver que filmes como 2012 que só mostra catástrofe repete as mesmas cenas em filmes de super heróis (Homem de Aço) e até filmes de ação. Não quero parecer reclamão, mas parece que os diretores de cinema norte americano parecem querer somente copiar cenas uns dos outros e isto causa uma espécie de canseira em quem assiste os filmes. Gosto de filmes que tem efeitos especiais, e espero que continuem a faze-lo, contudo também espero ver boas histórias, pois é isso o que realmente importa quando se assiste um filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário