terça-feira, 21 de abril de 2015

A Importância da Arte Para Crianças Pequenas


A arte pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas. Mesmo parecendo uma frase demagógica ou piegas, não deixa de ser verdade. Um exemplo bem prático são os benefícios sociais que ela traz para quem quer conhece-la.
Muitas pessoas que nunca imaginaram que tivessem um 'dom' artístico se descobrem diante de uma folha de papel em branco ou uma tela e tintas (estou tendo uma ótima experiência este ano com alunos adultos que fizeram belos trabalhos em tela). Lógico que para isto se deve vencer a preguiça, ou melhor, a sensação de impotência que muitas pessoas carregam. Frases do tipo 'Eu não consigo', 'Eu não nasci com este dom', 'eu não sei desenhar!'... e outras negativas somente promovem o medo de ir adiante e impedem o individuo de descobrir um mundo novo.
Por isso apoio que desde cedo as crianças tenham contato com aulas de artes desde o maternal. Sabe-se que as crianças por instinto de experimentação gostam de lidar com diversos objetos. Muitas professoras já fazem trabalhos manuais com crianças. Porém, ter um docente em artes dá todo um diferencial.
Primeiro que por mais que as professoras regentes sejam criativas e tenham um bom material de aula, um especialista na área abre um leque maior de opções. Um professor que conhece a história da arte e técnicas adversas ajudam a dar uma aula com mais interatividade e diversão.

Segundo, que as crianças ao contrário dos adultos não estão interessadas em mesurar o seu aprendizado. Para elas pintar um papel com tinta e soprando em um canudo ou usar uma tampa de isopor para fazer uma gravura é um substituto e tanto para os bonecos de plástico e o videogame.
De certa maneira vejo que dar aulas para criança de 3, 4  e 5 anos, pode aparentemente não parecer importante (muitas escolas não tem aula de artes neste segmento) pois acreditam que as crianças só estão se divertindo.

Penso que o divertimento é apenas um modo de filtrar um aprendizado, que geralmente seria enfadonho para elas. Já usei teatro de sombra com uma caixa de sapato e luz de celular para contar estorias e as crianças adoraram (não menosprezando a técnica do docente que lê em voz alta o livro para os alunos). Em outra aula fiz estencil com tampas de plástico e fizendo máscaras vazadas para que as crianças pudessem pensar sobre o ato de repetição. Também já falei de cores quentes e frias usando a técnica de 3D... e por aí vai.

Quanto mais se apresenta uma técnica que seria complexa de modo simples, mais as crianças aprendem de forma sem cobrança e com divertimento. Outra coisa importante é que propriamente a abordagem triangular não seja uma forma de trabalhar com elas. Penso que a forma de ensinar arte da Ana Mae Barbosa, funcione melhor a partir dos primeiros anos (1º, 2º, 3º anos em diante). Com crianças pequenas a livre expressão ( com um toque sutil de direcionamento) é o que rende mais frutos pela minha experiência. Deixo imagens de minhas aulas e que possamos como professores propor novas aulas de artes para crianças e adultos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário