terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Sessão Sai Capeta: A Fé e a Violência

Existem coisas que racionalmente não tem uma explicação. Para muitos os fenômenos que não podem ser abarcados por conceitos científicos são chamados de milagres. No mundo religioso cristão a palavra milagre está bastante associado a algo extraordinário, que foge do lugar comum, ou até mesmo visto como impossível.
Geralmente o milagre está ligado a algo ou alguém que detém muita fé em sua crença. Para a Igreja Católica as imagens , pinturas (ícones e relíquias) são depósitos de fé. Contudo, mais que um objeto os maiores detentores de provocar fenômenos impossíveis são chamados de santos.
O panteão de santos católicos é formado em sua maioria de pessoas que de alguma forma sofreram martírios em nome do que acreditavam e propagavam. Não á toa os primeiros santos são chamados também de mártires. Na historiografia destes homens e mulheres cristãs estão em sua trajetória de fé em Deus: muita dor, castigos físicos, perseguições e arrebatamentos.
Por muito tempo (e ainda de forma comedida hoje) a Igreja exalta a vida destes santos que tiveram que literalmente 'derramar' o sangue e o suor para que o cristianismo (ou cristandade) pudesse propagar para além das fronteiras do oriente médio e de Roma. Parece paradoxo que foi através da violência mais absurda e cruel e que o cristão pode enfim divulgar a sua fé abertamente (não podemos esquecer das cruzadas em que tanto muçulmanos como cristão tiraram milhares de vidas em nome da fé). Muitos homens e mulheres tiveram olhos arrancados, corpos queimados, retalhados e enforcados e apedrejados por simplesmente falarem em multidões a sua crença.
Vejamos a lista curiosa de santos e lendas na qual a violência e a fé estão interligados:
1-Santo Estevão
Considerado o primeiro mártir, pois nos relatos bíblicos no Ato dos Apóstolos é contada que sua morte foi por apedrejamento por tentar divulgar o cristianismo para os gentis.
2-São Pedro
Visto como o principal líder dos apóstolos após a partida de Cristo. Foi crucificado de barriga para baixo e morreu assim de hemorragia.
3-Santa Barbara
santa que foi martirizada pelo próprio pai ( segunda as lendas ela teve a cabeça cortada por seu pai por ter se convertido ao cristianismo).
4-Santa Apolônia
santa que viveu na Alexandria e que por causa de sua fé sofreu torturas físicas terríveis (seus dentes foram arrancados para que não pudesse mais divulgar o cristianismo).
5-Santa Águeda
santa que foi martirizada tendo os seus seios arrancados e depois o corpo queimado por ordem do Governador romano Quintino.
6-São Dionísio
segundo a Igreja foi o primeiro bispo de Paris. De acordo com as lendas em torno de sua figura sofreu decapitação. Porém, para a surpresa de seus torturadores ele se levantou e milagrosamente pegou a sua cabeça decepada e caminhou  até a sua tumba.
7- Joana D' Arc
caso emblemático da Santa inquisição. Joana era uma garota analfabeta filha de agricultores e que liderou exércitos para libertar a França da Inglaterra. Dizia que ouvia a voz de Deus e que por isto ganhou popularidade no período. Contudo, foi traída pela realeza francesa e queimada na fogueira da Inquisição como bruxa. Posteriormente a Igreja a tornaria santa.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário