segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

A Morte de Nelson Mandela e o Sentido do Natal

Depois de toda a comoção que houve com a morte do líder sul africano Nelson Mandela, visto pela mídia, vale agora um momento mais profundo de reflexão sobre a sua atuação na história.
Coloco desde já Nelson Mandela no mesmo patamar de outro líder que mudou a história de uma nação: Mahatma Gandhi.
Ambos lutaram contra o preconceito e a visão de um mundo idealizado por pensamentos de egocentrismo e deturpação do que seria a natureza humana. Tanto a Índia de Mahatma Gandhi, quanto a África de Mandela  estiveram sobre o poderio da Inglaterra durante anos.Neste período o mundo se dividia entre o pensamento europeu cristão de mundo 'evoluido' contra as nações pagãs e 'não evoluidas'. A idéia de que tudo que viesse da Europa representasse o melhor da humanidade ficou registrado e legitimado em livros de histórias que em nossas escolas sempre mostravam o ponto de vista de uma sociedade branca, limpa, inteligente e correta.
Qual foi a surpresa deste mundo esbranqueçado e perfeito quando cruzou com um simple homem esqualido de tanga e que liderava milhões sem usar nenhuma arma de fogo, somente o discurso de não violência, como fez Mahatma Gandhi na Índia. Mais tarde assim como Martin Luther King fez nos EUA, Nelson Mandela somente com discurso liderou milhões contra o regime do Apartheide, na já desestruturada África pós rota da escravização que alimentou as colonias nas Américas.
Agora depois de sua morte talvez quem sabe, possamos também pensar no que consiste o Natal cristão. Se Jesus foi um menino que nasceu em situação precária ( de risco até) e se tornou o líder de uma das maiores religiões do planeta somente usando a mensagem de paz, é porque talvez por incrível que pareça viver em um mundo sem preconceito, sem divisão e com respeito ao próximo pode ainda ser possível. 
Feliz Natal a todos e um prospero Ano Novo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário