quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Mangá é arte Japonesa?

A cultura asiática ha muito tempo vem fascinando o olhar dos ocidentais. Antes mesmo da moda dos filmes, seriados e desenhos animados do 'sol nascente', o homem europeu já travava um contato com uma cultura complexa e tão rica. Por isto, o titulo deste post tem todo um sentido.
 
A pergunta surgiu em minha mente ao perceber o poder que a arte japonesa tem sobre (principalmente) as crianças e os jovens. Tenho muitos alunos que fazem ou gostam de desenhar tendo como influencia os desenhos de anime e mangá. Não escapo de fazer uma comparação com a minha geração que cresceu cultuando os traços dos desenhistas de quadrinhos ocidentais ( quem tem mais de 30 anos como eu, tinha a influencia dos quadrinhos da Marvel e da DC Comics, já que na década de 80 e 90 os mangás não eram vendidos com tanta facilidade nas bancas como hoje).

Mesmo que na minha época já passasse na TV seriados como Spectreman e Jaspion, a força da influencia do traço de desenho japonês não era tão perceptivel nos desenhos da juventude daquele periodo. O Super Man, o Batman e o Wolverine eram mais populares do que os Cavaleiros do Zodiaco.  Mas a pergunta sobre o que o mangá representa como arte asiática permanece.

Costumo perguntar aos meus alunos o que eles conhecem de cultura japonesa. Eles respondem que gostam do Dragon Ball Z, do Naruto... e aí respondo com a pergunta: ' Mangá é arte japonesa?'. Logicamente que sim, mas a cultura mangá é apenas 1% de algo muito maior que se pode chamar de cultura japonesa.
Tirando toda a base de propaganda e consumo que gera a arte mangá nipônica e voltando no passado cultural podemos ter uma base desconhecida pela garotada do ocidente que faz desenho japonês desconhece outras formas de arte vindas de lá.

Pergunto se eles conhecem a arte ornamental , a cultura de pintura de paisagem, a arquitetura e a cerâmica japonesa. A grande maioria vai dizer que NÃO. Muitos podem não saber que a maior influencia da cultura japonesa veio da China e que esta influencia surgiu em meio a violência de invasões e guerras de dinastias.
Como pequeno conjunto de arquipélagos  propenso a fenômenos da natureza como maremotos, vulcões e terremotos, as terras japonesascriaram a sua forma de arquitetura feita em maioria de casas e templos de madeira para resistir às dificuldades dos fenômenos naturais.

O contato com a China trouxe a cerâmica ( inicialmente uma imitação rustica da cerâmica chinesa até algo original ). Os desenhos feitos em paredes de papeis transparentes,que mostram as montanhas e paisagens e os grafismos que mais tarde migrariam para a pintura abstrata moderna do século XX.
A influencia ocidental sobre o Japão viria depois da Segunda Grande Guerra, quando alguns artistas nipônicos fascinados pelos desenhos de Walt Disney começam a desenhar figuras com olhos e bocas grandes como no mangá atual. Ironicamente hoje são os desenhistas ocidentais é que procuram mimetizar a arte mangá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário