segunda-feira, 27 de maio de 2013

Sessão Literatura

E ai galera! Faz um bom tempo que eu não falava nada nesta sessão do nosso blog. Como eu andei meio que esperando algum lançamento digno de nota eu deixei esta sessão de molho. Pois bem, andei por algumas livrarias e sebos e descolei uns livros bem interessantes. Alguns são relançamentos editoriais e outros livros bem peculiares. Espero que gostem  e quem sabe também leiam os livros que estou recomendando:

O Homem e seus Símbolos
Carl G. Jung/ editora Nova Fronteira,2008.
Quem já leu 'A Interpretação dos Sonhos' de Sigmund freud, tem que ler também o 'Homem e seus Símbolos' de Jung. Ambos os livros ajudaram a descrever a psique humana de forma única e peculiar. Ainda mais que Jung e Freud foram amigos e também desafetos no que diz respeito a conceitos psicanalíticos. Em seu livro Jung não renega a religião (como Freud fazia) e de forma holistica tenta explicar o incosciente humano através dos símbolos gerados e seus arquetipos que as culturas e sociedades adversas cultivam.

Biblia Em Ação
Sergio Cariello/ Editora Geográfica, 2012.
A Biblia em forma de gibi de 752 páginas!Pois é, quem achava complicado e as vezes monôtono ler o livro sagrado já não tem mais desculpa para não lê-lo. Ilustrado pelo desenhista brasileiro e internacionalmente conhecido por ter feitos trabalhos para a Marvel e a DC Comics, Sergio Cariello tentar dar uma dinâmica e agilidade aos textos biblicos. Muita gente conservadora deve ter chiado. Contudo, para a garotada (é para eles mesmo que o livro ilustrado foi destinado) pode se divertir e se instruir com a saga de Abraão, Moíses até chegar na vida de Cristo e o Apocalipse. Algumas histórias por serem complexas ganharam uma extrema condensação, mas ainda vale pela iniciativa.

A Vida Secreta de Laszlo, Conde Drácula
Roderick Anscombe/ editora Circulo do Livro, 1994.
Estava passando perto de um sebo quando me deparei com este livro, na hora pensei em Bram Stoker, porém a coisa aqui é bem diferente: O psiquiatra Doutor Charcot ( que teve como discipulo ninguem menos que Freud) resolve fazer a sua terapia de regressão em um jovem médico que é acometido por sonhos estranhos e traumas. No meio do processo o jovem conde e medico Laszlo torna-se um psicopata assassinando moças e acreditando ser o Conde Drácula.

O Inescrito
Mike Carey e Peter Gross/ Editora Panini Comics, 2013.
Todo mundo já sabe que sou afixionado pelos gibis da linha Vertigo, então nada mais natural que recomendar mais uma revista de qualidade. Trata-se da série 'O Inescrito'. A obra é escrita por Mike Carey e Peter Gross (escritores e desenhistas de peso da editora e responsavéis por premiadas histórias) Aqui eles fazem uma sátira ao mundo do Harry Potter: Tom Taylor é filho de um famoso escritor que resolveu criar uma saga com um personagem de nome Tomy Taylor ( para homenagear o filho). Acontece que Tom parece fazer parte de uma trama que mistura o mundo real e a fantásia ( o cara não sabe se ele é quem diz ser ou é um personagem criado por seu pai). Uma verdadeira viagem alucinógena.

O Retrato de Dorian Gray
Oscar Wilde/ Editora Abril, 2012.
A editora Abril resolveu lançar uma coleção de obras literárias famosas com inumeras ilustrações e sessões especiais de páginas para localizar o autor e sua referida obra no tempo e no espaço. Assim, sendo o Retrato de Dorian Gray possui uma pequena resenha que destrincha a obra e assim fica mais facil de lêr e entende-la. Voltada para o público infanto juvenil, vale apena conhecer a história do bom vivant Dorian que ganha de presente um quadro de um amigo e passa a ter uma estranha relação com sua auto imagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário