domingo, 4 de novembro de 2012

A Arte de Confeccionar Caixas de MDF e bijuterias 2

Como eu já relatei na postagem anterior sobre papercraft, prometi que voltaria a falar de projetos que podem ser uteis na escola para os professores de arte ( e mesmo quem não leciona e que gosta de criar). No caso volto ao tema do projeto de confecção de caixas de MDF. Deixo claro, que a confecção aqui não se trata da parte de marcenaria e sim, na costumização das caixas.
Existem inumeras maneiras de costumizar uma caixa. Alguns costuman usar o patwork, outros somente passam veniz, outros pintam a caixa e colocam adesivos e outros como eu costumam encapar as caixas com papeis coloridos e criar relevos.
Para os meus alunos da EJA mostro a minha tecnica de usar papeis de ceda, que consiste em:
1- descolorir papeis de ceda com alcool para criar efeitos na tintura;
2- amassar os papeis para criar uma textura;
3-pode-se colar em pequenos recortes ou uma grande massa de papeis direto na caixa;
4-antes de encapar a caixa se for crar relevo use massa de modelar e cola branca, ou massa de biscuit;
Como a confecção pode demorar um pouco para ficar pronta ( talvez duas ou três aulas, para quem faz em casa leva umas duas horas) requer toda uma paciência para o trabalho. Muitos alunos infelizmente reclamam e querem resultados rápidos ( qualquer outro metodo também levará mais tempo para ser concluído).

Depois da caixa pronta pode-se fazer as bijuterias. Para isto em muitas lojas de conveniencia você pode comprar as peças de formas variadas e de diferentes materiais. Geralmente o que se tem são peças de plástico que simulam madeira e pedrarias. Enfim, com a caixa e as bijuterias prontas os alunos podem de certa forma sentirem motivados a ganhar uma renda, pois tem muita gente que ganha dinheiro com estes trabalhos artesanais. Recomendo aos docentes que trabalham com jovens e adultos, mas também para o publico adolescente.
PS: Hoje comemoro o meu aniversário. É duro! Se por um lado ficamos mais velhos e experientes, também ficamos com o data de validade vencida. Fazer o quê...

Nenhum comentário:

Postar um comentário