sexta-feira, 27 de julho de 2012

A Arte de Fazer Caixas de MDF

O segundo semestre de ano letivo ja se inicia. Muitas escolas (principalmente particulares) começaram as suas aulas nesta semana, já outras terão inicio na semana que vem. Como voltei de um recesso legal (viajei para descançar a cabeça) vou dar uma dica de trabalho bacana para fazer com os alunos de artes.
Este projeto costumo chamar de 'Caixa de Pandora'. O nome tem referência ao mito de Pandora, caixa que segundo os gregos guardava todos os tormentos dos homens. A brincadeira com o nome mitológico é para descontrair. O lance mesmo é confeccionar caixas de mdf com os alunos.
Como é uma arte muito ligada ao artesanato e serve como enfeite para guardar bijuterias, muitos associam ao trabalho feminino (confesso que não conheço caras que trabalham com caixas de mdf). Assim sendo resolvi fazer uma caixa de guardar objetos mais hardcore!

A minha que serve para guardar esculturas de durepox em miniatura tem como tema de enfeite os vitrais das catedrais góticas. Fiz em relevo a figura do arcanjo Miguel duelando com a Serpente Diabólica. Nas laterais da caixa fiz o rosto de um arcanjo barroco e de um demônio e na frente motivos florais para remeter também as colunas decoradas barrocas e rococós. Todo o trabalho de decupagem e decoração tem como materiais folhas de papel de seda descolorida com alcool, massa de modelar colorida e cola branca. O tempo foi de no máximo de duas horas e foi feito tudo em uma única tarde.

Para aqueles que querem trabalhar com as caixas de mdf em sala de aula, podem pedir aos alunos caixas de variados tamanhos e papeis de seda de cores variadas e massa de modelar. Em uma única aula pode-se fazer muita coisa. Legal também é antes da confecção procurar na internet imagens de caixas e temas para assim o aluno não ficar 'perdido' na hora de fazer a sua. Quem gostar da ideia, por favor mande algum recado ou sugestão OK!

Nenhum comentário:

Postar um comentário