sexta-feira, 13 de julho de 2012

Viva o Rock'n' Roll Baby!!!

 
Hoje é 13 de julho. Dia mundial do Rock. E quem acompanha o nosso blog, sabe que eu costumo misturar postagem com muita música e assim fazer algo diferente e mais divertido. Vou fazer uma viagem agora nas férias e para não deixar de falar com os amigos internautas, vou contar um pouco da história deste estilo musical que muitos dizem que 'está morrendo', mas continua a surpreender. Fiquem com Deus e espero ve-los em breve.

A Origem do Rock
Para muitos estudiosos da música o rock teve sua origem nos final dos anos 40 e inicio dos 50, o seu berço é muito dicutido, pois o rock teve varias raizes musicais que se desenvolveram em varias localidades do EUA. Lugares como Menphis, Nova Orleans e o Texas foram o celeiros deste estilo, ja que nestas regiões se ouviam simultanemente o country, o jazz, o rhythm blues e o gospel. Basicamente uma banda de rock é composta por uma guitarra, baixo eletrico ( nos anos 50 era o contra-baixo) e uma bateria (instrumentos oriundos do jazz como o piano e o trompete eram usados como incrementação por muitas bandas e nos anos 60, 70 e 80 o uso de sintetizadores, samples e computadores).
O Rock e os Afro-americanos
Não tem como falar de rock sem a contribuição dos negros em sua formação. Ao contrário que se pode pensar os estilos musicais que deram origem ao rock eram etnicamente negros. Foi em Menphis (terra de Elvis Presley) que o rhythm blues que era tocado pelos escravos nas colheitas de algodão como música de lamento deu os primeiros acordes de contribuição para o rock, em Nova Orleans o jazz e o gospel que também era tocado por afro-americanos em festas privativas e em igrejas  também se tornou alicerce para o rock'n' roll. O próprio nome rock designava segundo as girias negras a ideia de dança e de ato sexual ( o que levou o estilo a ser ignorado no inicio pelas radios e pela sociedade dos brancos medios americanos).
No Texas o racismo era muito forte e a aceitação das festas e das musicas negras explicaria a força do country (uma música de origem calcasiana). Como a festa feita pelos negros eram proibidas, logo começaram a chamar a atenção da juventude. As radios começaram a perceber que os jovens brancos dançavam algo novo e começaram a procurar por registros em discos para tocar. De cara muitos artistas negros tiveram as suas músicas vetadas nas radios e somente depois que começaram a aparecer bandas compostas por brancos o rock começou a tocar nas festas e radios norte americanas. Um exemplo desta epoca tão conturbada é registrado no filme Cadillac Records do diretor Darnell Martin (2009) sobre um empresário branco que tenta lançar artistas negros nos anos 50.


O Rock e as Mulheres
A relação rock + mulher sempre foi controversa. Para muitas pessoas o rock sempre passou a imagem de algo masculino, sujo, pesado e agressivo. Portanto, não seria algo compativel com a mulherada, ledo engano! Sempre ouve grupos musicais com as participações de mulheres ( na maioria das vezes ela entravam como backing vocal ou meras dançarinas de palco) mas nunca davam a elas papeis de destaque. Hoje existem muitas bandas com mulheres como band-lieder ou grupo somente formado por garotas. Bandas atuais como Paramore, Evanesence e Pitty devem muito ao pioneirismo de Joan Jett o grupo Runaways e Blondie (todas nos anos 70). Aqui no Brasil coube a Rita Lee (ex-Mutante) ser a ponta de lança do rock feito por mulheres!


O Rock e suas Facetas
Hoje em dia quase tudo é chamado de rock. Um exemplo é o mega show Rock in Rio que chama artistas como Ivete Sangalo para tocar no festival ( o nome não é Rock in Rio ?!). Na verdade o termo rock sempre usado nas girias como balanço ou modo de dançar livre, por isto, é que muitas vezes ouvimos o termo rock ligado até mesmo a música eletronica e o rap. Para os mais ortodoxos no entanto Rock mesmo é Heavy Metal, Punk, Trash, Gótico, Progressivo, Emo, Indie e Hard Core. Enfim, tem rock para todo mundo e gosto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário