domingo, 1 de janeiro de 2012

Sessão Vitrola: Movimento Punk


Está é a primeira postagem da Sessão Vitrola. Trata-se de postagens em que o tema será a música em suas variações de época e estilo. Eu ja falei de música eletrônica, de hip-hop e de conceitos básicos de música e até mesmo de música para o cinema. Agora pretendo falar da musica Punk.

Não há como falar de música punk sem entender o movimento como um todo. Visto por muitos de niilista, ou de anarquia e de até ligações politicas, o movimento punk antes de tudo foi e é um dos retratos que a juventude escolheu para expor seus dramas e criticas a sociedade.

Surgido em Nova York em 1974 tendo como ponta de lança o grupo Ramones, o movimento punk presava o lema 'faça você mesmo' e ao mesmo tempo rejeitando o consumo massificador do mundo capitalista que na visão dos punk rockers é alienante.


As músicas são simples usando somente três acordes e apoiando a distorção de guitarras e eliminando solos alongados. O baixo e a bateria são continuos e com curta duração ( o som tem que ser rapido e contagiante). A primeira vista o punk rock mais cru se parece com o rock básico feito nos anos 50 e  inicio dos 60.
  
Os vocais são desafinados e muito urrados fazendo uma critica aos cantores liricos e ditos formais. Na questão visual o cabelo moicano e a jaqueta de couro surrada e coturnos são a vestimenta básica do punk.
Na Inglaterra o movimento foi adotada pela classe operária e assim ligou-se aos ideiais politicos de comunistas. Não se pode deixar de notar que o movimento acabou sofrendo distorções como os punks adeptos do neonazismo e que pregam o preconceito a questão de raça, credo e sexualidade.
 
Outro fator foi a absorção do movimento punk pela grande midia: as gravadoras vendo que as bandas atraiam cada vez mais jovens, trataram de fabricar grupos musicais como foi no caso dos Sex Pistols ( bancados pelo empresário midiático Malcom Mclarem).
O resultado disso seria o surgimento das bandas chamadas de Punk de botique como Offsprings, Green Day, My Chemical Romance, Billy Idol e os já citados Sex Pistols.


Brasil o movimento punk chegou em São Paulo e depois em Brasilia nos idos de 1977e 1978. Indo parar nos suburbios de perto das fábricas o movimento punk paulistano tinha um quê de inglês nele e tinha como representantes bandas como Carecas do Suburbio e Ratos de Porão. Já em Brasilia foram os filhos de diplomatas e estudantes da UNB que difundiram o movimento na capital federal tendo representantes como Aborto Elétrico, Detrito federal, Capital Inicial e Plebe Rude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário