quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

A Arte de criar Fantoches

No ano passado eu trabalhei com os meus alunos o teatro de sombras e fiz algumas postagens falando sobre a história do teatro. Este ano eu pretendo por em prática um projeto sobre teatro de bonecos, mais especificamente de fantoches ou marionetes.
Esta arte milenar teve sua origem entre os egipcios e os assirios. Depois mais tarde apareceria o teatro de sombras na China e em Java. Durante este processo a confecção de bonecos foi melhorando, já que os primeiros fantoches eram feitos de papiros, mandeira e até de papel de arroz.
No mundo atual com o advento da reciclagem você pode criar o seu fantoche usando vasilhames de plásticos, e mistura-los com trapos de roupas velhas e outros adereços. Aqui eu exponho um boneco feito por mim usando os seguintes materiais:
-uma caixa de suco;
-e.v.a coloriodo;
-uma camisa velha;
-caixa de ovos;
-cola quente;
-super bonder;
-tubo de fiação eletrica;
-papelão ou cartolina
-cola tenaz;
-jornal velho;
-canetinha hidrocor e lapis de cor.

Modo de confecção:
Pegue a caixa de suco e depois cubra-a com cola tenaz e jornal. Depois de seco a cobetura pinte-a com canetinha (pode ser também com nanquim ou tinta guache). Recorte uma caixa de ovos e deles faça o olho do boneco. Nas caixas de suco você pode enfeitar a tampa do recipiente com e.v.a e assim fazer o nariz do boneco. Corte o vasilhame de suco ao meio e assim terá a boca do fantoche. Pegue uma camisa velha e na abertura da cabeça da camisa cole a cabeça do boneco com cola quente ( em último caso utilize o super bonder). Depois faça os braços e as mão do boneco usando os tubos de fiação eletrica ou pedaços de cano velho. As mãos do boneco podem ser feitas de papelão ou cartolina ( não se esqueça que para as mão do boneco poderem se mover será preciso colocar um arame duro por baixo do braço do fantoche). Pronto está feito o seu boneco. O meu não ficou lá essas coisas... mas e assim mesmo, vivendo e aprendendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário