terça-feira, 20 de dezembro de 2016

RETROSPECTIVA 2016

Antes que a Globo, a Record e o SBT façam eu mesmo farei a minha retrospectiva deste ano. Como sabemos, 2016 não foi fácil para ninguém. Por isto, elencarei as coisas mais interessantes do ano (boas e ruins):
Resultado de imagem para super heróis
O ANO DO FILME DE SUPER HERÓIS
Poucos gêneros cinematográficos demonstraram apelo de público como os filmes de super heróis. Nem mesmo as comédias brasileiras fizeram o povo lotar salas como nos anos anteriores. Pior foi para os filmes de ação que nem mobilizaram a galera como outrora. Ha quem diga que o filme mais assistido por aqui foi os 'Dez Mandamentos' do Bispo Macedo, porém segundos jornais como a Folha de São Paulo as salas de cinema estavam praticamente vazias. Isto porque, dizem que pessoas compravam bilhetes para assistir o filme a mando dos pastores. Resultado: tinha carreata de igreja comprando 50 ingressos mas ninguém entrava no cinema. A Record com medo das críticas mostrava gente tirando self dentro do cinema para provar que estavam realmente assistindo o filme. Enfim, quem se deu realmente bem foram o 'Esquadrão Suicida' com a bela Arlequina e o polêmico Curinga do ator Jared Leto. Quem fez boa bilheteria foi também outro super herói, Dead Pool, além disso teve a treta do Capitão América contra o Homem de Ferro em 'Guerra Civil' seguida pela pancadaria histórica do Batman no Superman. Para fechar o ano quem apareceu fazendo mágica na bilheteria foi o Doutor Estranho, personagem nem tão popular mas, que chamou a atenção do público.
Melhor filme: Capitão América, Guerra Civil, Batman Vs Superman
Pior filme: Tartarugas Ninjas 2, Os Dez Mandamentos
Surpresa do ano: Caça Fantasmas, Dead Pool.
A MORTE DE GRANDES ÍDOLOS DO POP E DA LITERATURA
Neste ano a Dona Morte tirou de nós grandes talentos da música e da literatura. David Bowie foi o primeiro o Zig Stardust ( um de seus pseudônimos no inicio de carreira) partiu, mas sem antes deixar um recado sobre vida e morte em forma de seu último trabalho intitulado de Black Star. Na maioria das canções o artista fazia como se fosse uma confissão e testemunho de sua vida na terra. Faixas e clipes do último disco mostravam metaforicamente como Bowie encarava a morte e fazia dela uma peça artistica de sua obra. Muito comovente...
Outro que foi embora foi o Prince, um dos ícones dos anos 80 e que rivalizava na época com Michael Jackson o direito de sentar no trono de rei do pop. Seus funks cheio de suingue, guitarras elétricas e batidas eletrônicas experimentalistas deixaram muitos seguidores que tentaram inutilmente imitá-lo.
Na literatura, quem partiu foi Ferreira Gullar. Poeta, ensaísta e grande esteta da arte. Muitos alunos de história da arte em geral já leram alguns de seus artigos sobre história da arte e estética. Alem de discutir o assunto foi um dos grandes modernistas do passado que ao lado dos irmãos Campos trabalhou a poesia concreta (estilo de arte genuinamente brasileiro).
O FIM DO GOVERNO DILMA
 em 2016 a politica brasileira deu o que falar. Em cada site de noticia, nos telejornais e nos jornais impressos sempre tinha o assunto sobre o governo e a corrupção. Depois de dois anos de um governo com sérios problemas administrativos e o escândalo da Petrobrás, a presidente Dilma teve seu impecheament. Muita gente tentou transformar o fato em uma guerra entre direita e esquerda, entre povo versus elite; enfim, não se sabia para qual lado torcer. De toda forma temos agora um governo provisório que está mexendo em coisas difíceis para a população como a aposentadoria, por exemplo.
Momento 'chute o balde': o impecheament da presidente Dilma,
Momento 'esperança é a última que morre': O inicio do governo Temer,
Momento ' tamo lascado': mudanças na aposentadoria.
SÉRIES BOAS PARA VER E COMENTAR
Enquanto o Planalto sacudia, quem podia se distrair assistindo coisas legais não teve o que reclamar. A sétima temporada de Games of Thrones  não decepcionou e já deixou um gosto de saudade para quem acompanhou os episódios com o retorno de Jon Snow e cia. Outra série super badalada é Walking Dead que mostrou a dolorosa morte do personagem querido Glen enquanto o temido Negan ganhava o posto de vilão do ano com louvor. Outra série bacana que deixou todo mundo ligado foi Luke Cage. Cria da Netflix com a Marvel Studios mostra a saga do herói afro americano que ganhou super poderes em uma experiencia de laboratório enquanto cumpria pena na cadeia. Com super força e invulnerabilidade, Cage enfrenta traficantes e mafiosos para trazer tranquilidade aos bairros pobres dos EUA. Outra série que surpreendeu foi Westworld. A série da HBO discute o que é o ser humano, quando um grupo de androídes que vive em um parque temático decide mudar seus destinos e fugindo de regras que lhes foram impostas para satisfazerem os humanos em jogos violentos e crueis que emulam o velho oeste.
Melhor série: Game of Thrones
Melhor cena: a morte de Glen em Walking Dead
Melhor vilão de temporada: Negan e seu bastão do mal.
Série revelação: Luke Cage.
A TRAGÉDIA DE CHAPECÓ
Ninguém imaginava que um time pequeno, porém batalhador e jovem pudesse ter um destino tão triste como teve os jogadores do time do Chapecoense. Jogadores jovens e com um time em franca acensão, estavam indo disputar uma classificação em um campeonato internacional quando o avião que os levaria a Colômbia caiu em uma serra. Considerada a maior tragédia no mundo do esporte, as autoridades investigam até onde a culpa foi da empresa aérea ou do piloto. De toda forma muitas mães, pais e filhos não terão seus entes queridos para abraçar neste Natal. Que Deus conforte as famílias destes jovens que partiram.
O SUCESSO DA SOFRENCIA
Dividindo o espaço com o sertanejo e o funk, os cantores de sofrência se deram bem e ficaram bastante populares. O cantor Pablo já tinha cantado (e berrado) a pedra ao falar de amores desfeitos em suas músicas. A grande diferença agora é que foram as mulheres que se destacaram tendo como principal exemplo a dupla Simara e Silmaria (escrevi certo gente?) com seus sucessos falando de violões e cachorros.
O BRASIL DAS OLIMPÍADAS
As Olimpíadas nos trouxeram um pouco de alívio de todos os lados, podíamos por um momento esquecer que o mosquito da Dengue fazia festa em meio ao lixo e a água parada e o aparecimento da Zica e casos de microcefalia. A seleção brasileira pode enfim, ganhar da Alemanha e nos trazer uma medalha de ouro. As Paraolimpíadas tiveram resultados muito melhores e mostraram nossos atletas ( e verdadeiros heróis) indo até além de seus limites nos dando lição de humildade e perseverança.
Bem... esta foi a minha retrospectiva espero que 2017 tenhamos melhores noticias e que os deuses nos protejam. Amem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário