quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Sessão Vitrola: O Humor No Rock

Olá amigos de blog! Faz um bom tempo que a Sessão Vitrola estava encostada, estava na hora de tirar ela do mofo e voltar com ela. Hoje vamos falar sobre o humor no rock feito no Brasil.
Depois do período do 'IÊ, IÊ,IÊ', o rock brasileiro foi deixando de lado as letras ingênuas de amor e partiu para uma visão mais adulta em relação ao país. Surge o rock com tons de política fruto da constatação da Ditadura e do DOICOD que impediam a população de se manifestar livremente.
Os festivais da canção que passavam na TV Record na década de 1960, foram os celeiros para que artistas como Gilberto Gil e Caetano Veloso fossem expoentes da música de crítica social e política. Porém, quem chamou atenção nestes festivais foi a banda de rock Mutantes: misturavam psicodelia com política  e humor.
Depois disso, surgiria o rock de influencia punk, que teve  origem nos subúrbios paulistanos. Em Brasília o movimento punk deu origem ao Aborto Elétrico (que depois com mudanças de membros se tornaria a famosa Legião Urbana) e grupos como Capital Inicial e Plebe Rude.
O teor das letras das músicas destas bandas denunciava a rebeldia juvenil e chamava os jovens a lutar contra o poder dos políticos e militares ditatoriais. Até surgirem as 'Diretas Já!' os grupos de rock brasileiro praticamente falavam de luta e guerra contra a Ditadura. No meio deste desenvolvimento musical/critico veio junto um rock de teor humorístico e de puro escracho. Talvez, estas bandas tivessem que aparecer para que o rock nacional não se tornasse algo muito duro e bruto (em países europeus o rock acabou sendo usado como arma contra grupos políticos como também, pavimentou grupos intolerantes como os punks nazistas) e fosse usado de forma equivocada para justificar grupos menos amistosos.

Um dos primeiros grupos brasileiros de humor foi a banda carioca BLITZ que surgiu no início dos anos 80. A banda foi formada por músicos e atores de grupos de teatro. Essa junção de atores e músicos liderados pelo vocalista Evandro Mesquita e os backing vocais de Fernanda Abreu gerou hits como 'Você Não Soube Me Amar' e 'A Dois Passos do Paraíso' todos de 1984/1985. A banda aparecia em vários lugares e fazia muitos shows. Com o tempo os integrantes da banda foram saindo e o excesso de exposição quase levou ao fim total do grupo. Hoje a Blitz aparece e faz apresentações de forma comemorativa sobre os anos 80.

Outra banda que ficou histórica foi o grupo ULTRAJE A RIGOR formada na época pelo guitarristas Roger Moreira e  Edgar Scandurra, além do baterista Leonardo Galasso e o baixista Maurício Defendi. O grupo assim como a Blitz surgiu em 1980, mas os grandes sucessos como 'Inútil' e 'Nós Vamos Invadir a Sua Praia' apareceram em 1985. A banda com o tempo foi mudando de membros e chegou a ter um hiato após o fim dos anos 90. Hoje o grupo voltou com nova formação e cantando grandes sucessos como 'Pelado' e 'Sexo!'.

OS INIMIGOS DO REI foi outra banda que fez muita gente rir com as suas músicas escrachadas. Também formada por atores de teatro e perfomance, o grupo ficaria conhecido ao se apresentar no antigo Show da Xuxa com a canção 'Adelaide' ( a música falava de um cara que namorava uma anã paraguaia...) seguida pelo hit 'Uma Barata Chamada Kafka' todas de 1987. A banda lançou mais dois discos e depois desapareceu ficando somente o cantor Paulinho Moska  ativo no mercado musical.

O CASSETA E PLANETA  antes de terem um programa de TV na Globo lançaram um disco anos antes quando ainda eram elementos do meio underground carioca. O disco fez um certo sucesso e teve um hit que tocava nas boates e rádios da época: 'Mãe é Mãe'.

os brasilienses do RAIMUNDOS surgiram no meio dos anos 90 e foram considerados a última grande banda saída do DF.  formado por Digão, Canisso, Rodolfo Abrantes, Marquin, e Fred Mello; fez um sucesso absurdo na época. Músicas como 'Eu Quero Ver o Oco', 'Mulher de Fases' e 'Selim'  com teor de escracho e erotismo juvenil caíram no gosto do povo roqueiro que lotava estádios para vê-los. Ainda hoje o grupo faz shows e tenta manter o som mesmo com a saída do vocalista Rodolfo que virou evangélico.

Talvez o caso mais emblemático de grupo de rock de humor seja OS MAMONAS ASSASSINAS que não só chamou a atenção por se tornar na época  o grupo que mais vendia discos como também, pelo fim trágico dos integrantes por um acidente aereo em 1996. Formado pelo vocalista Dinho ( que usava do sex appel para brincar com vocais imitando cantores de pagode e metaleiros) seguido por Júlio Rasec, Alberto Hinoto e os irmãos Samuel e Sergio Oliveira. Em 1995 o primeiro e único disco dos Mamonas foi uma fábrica de hits e todas as músicas do disco se tornaram conhecidas e cantadas pelos fãs da banda. Sucessos como 'Pelados em Santos', 'Vira, Vira' e 'Robocop Gay' são lembrados até os dias de hoje e até quem não conheceu a banda na época hoje procura o material dos caras!



Nenhum comentário:

Postar um comentário