sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Sessão Cinema: Perdido Em Marte


Como já falei em uma postagem que fala de física e ficção científica, venho mais uma vez relatar como o cinema me surpreende novamente. Sei que neste mês o filme 'Jogos Vorazes' o último capítulo se tornou o centro das atenções em revistas especializadas em cinema e fanboys em geral.
Mas o filme de que falarei já saiu de cartaz faz um bom tempo. Trata-se de 'Perdido Em Marte' do diretor inglês Ridley Scott. Todos já conhecem como eu aprecio a filmografia deste diretor ('Blade Runner', 'Alien o 8º Passageiro', 'A Lenda', 'Deuses e Reis'...) mesmo com muitos erros o cara manda muito!
Confesso que não planejava ir ao cinema como de costume para ver o filme, talvez, porque eu estivesse um pouco cansado da temática das viagens ao espaço (assisti a 'Interestelar' e 'Gravidade'). Então estava descansando as minhas retinas esperando algo melhor (Star Wars?).

Enfim, havia saído com uns amigos dos tempos de escola. Fomos a uma churrascaria, comemos e bebemos bastante. Então, um dos amigos perguntou: "Vamos ao cinema ver um filme?". A galera concordou e eu meio que sem jeito topei (geralmente costumo ir ao cinema com alguma garota ou com o meu irmão mais novo).
Fomos ao cinema. Não sabíamos o que realmente iriamos assistir. De repente um dos amigos olhou para o poster do ator Matt Damon com o capacete de astronauta e disse: "Vamos ver essa aí! Parece que é bom!". Na verdade eu meio que achei a imagem não muito interessante, pois me lembrou um filme que vi ha uns 7 anos atrás na qual o ator Val Kilmer fazia o papel de um astronauta perdido em Marte e que enfrentava um robô maluco. O filme era muito, muito ruim.

Pois bem, um dos amigos pagou o meu ingresso e embarquei na onda de ver um astronauta se perdendo nos confins do espaço. De cara os efeitos visuais eram bacanas e bem realistas. Porém, o que ficou evidente mesmo foi a história. Ao mesmo tempo que o cientista Mark Watney (Damon) se perde após uma tempestade de areia em Marte ele percebe que vai precisar improvisar meios para sobreviver em um mundo hostil.
 
E da-lhe aula de ciências: ele planta em marte batatas ( o que parece difícil, pois o solo marciano parece a primeira vista estéril). Consegue separar gás carbônico e oxigênio para produzir água onde os rios nem mais existem.... No fim o cara aguenta a parada até os cientistas da Nasa lhe enviar um resgate. Saí do cinema extasiado e com vontade de virar cientista de tão bacana é a história. Vários cientistas elogiaram o filme e discutiram o que era verdade e mentira na maluca viagem do personagem. Enfim, 'Perdido Em Marte' é um daqueles filmes que fazem a gente rir, chorar e sonhar bastante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário