quinta-feira, 3 de julho de 2014

25 anos de Batman o Filme


Quando eu era garoto estava fazendo os preparativos de minha primeira comunhão, e em uma das aulas de catecismo, um outro garoto da paróquia que eu frequentava, chegou super animado em uma de nossas aulas. Ele falou que tinha ido ao cinema com os pais dele para ir ver o filme do Batman.
Toda a galera ficou ouvindo ele dizer em alegria como o filme era legal e tal...e eu na minha mente invejava o moleque (na minha infância fui poucas vezes ao cinema então, para assistir um filme tinha que esperar passa  na tv ou pegar na locadora). Como eu não tinha videocassete nesta época o jeito era esperar no mínimo uns três a quatro anos para ver o filme na Globo.

Hoje em dia todo mundo vê vários filmes do Batman, porém o filme de 1989 era um marco. Tudo porque naquele tempo era raro ver um filme de super-herói no cinema. Claro, que tinha os filmes do Super Man que já eram clássicos do gênero, mas faltava alguma coisa. E essa coisa se chamava....marketing.
Antes do filme do diretor Tim Burton chegar as telas, tinha uma avalanche de produtos ligados ao homem morcego para divulgar o filme: bonés, lancheiras, album de figurinhas, bonecos, revistas... além de chamadas na tv com meses de antecedência anunciando o aguardado filme.

O resultado foi a maior bilheteria naquele período e vários estudios desesperados tentando pegar carona no sucesso do filme. Depois de 1989 o mundo do cinema de intreternimento  mudou de forma brusca (e para alguns para o pior). Dificilmente um filme hoje em dia consegue atrair um grande público se não tiver ação, muitas cenas pirotécnicas e efeitos especiais. Há um enorme gasto com propaganda de produtos para atrair gente que não conhece o personagem ou para aplacar a sede dos fãs mais ortodoxos.

Sem o filme de Tim Burton com Jack Nicholson como o terrivel Curinga e o baixinho Michael Keaton como Batman, hoje não teríamos filmes estrelados pelo Homem de Ferro, Wolverine, Transformers, Tartarugas Ninjas e por aí vai.

O cinema descobriu que pegar um personagem já conhecido de outras mídias como quadrinhos ou linha de brinquedos é uma mina de ouro e também diversão garantida. Então, se você nunca viu o filme do Batman de 1989 procure assistir e quem já viu é bom rever e comparar com os últimos filmes para entender a importância dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário