terça-feira, 17 de junho de 2014

A Arte de desenhar com Pasteis e Nanquim

 
O desenho (ou design , termo original da palavra) é a primeira das expressões artísticas manipulada pelo homem. Dentro do desenho existem técnicas que foram desenvolvidas por artistas que passaram por evolução ao longo dos séculos, desde o homem procurava particularizar seus traços.
Eu já mencionei anteriormente em uma postagem (provavelmente de 2012) sobre o desenho à carvão. Hoje eu irei falar das técnicas de desenho com uso de pasteis e nanquim.
Os pasteis são lápis ou bastões feitos de um material que serve para desenhar e colorir. Existe o pastel seco usado desde os primórdios da antiguidade (Renascença) e o pastel oleoso ( que surgiu com a industrialização dos materiais usados por artistas no início do século XX). O pastel seco costuma não manchar quando as cores se misturam e por isto, é ótimo para os iniciantes da técnica de usa-los para desenhar. Já o oleoso devido a sua composição provoca manchas quando as cores se misturam e por isto necessitam de uma maior destreza para usa-los. Lá pelos meus 16 anos em 1986 com um professor de atelier eu tive meu primeiro contato com este tipo de material. Confesso que demorei para trabalhar de forma razoável com ele. Na época era muito caro e hoje, se pode comprar uma caixa de 12 bastões por apenas R$ 6,00. Claro, que também conta a marca do produto, pois nem todos os materiais para desenho tem uma ótima qualidade.
A tinta nanquim, por outro lado é super fácil de trabalhar. Oriunda da China e descoberta pelos europeus durante as navegações ao oriente, é uma tinta feita com restos de carvão e betume. Sua cor escura e sua facilidade de secagem rápida quando em contato com uma superfície de papel é perfeita tanto para a escrita quanto para o desenho. O japão possui uma tinta variante da nanquim chinesa e que é bem legal de se trabalhar.
Hoje além da tinta nanquim existem as canetas nanquins ( que também já falei em postagem posteriores) com suas variações de ponta e marca que ajudam os desenhistas a fazerem trabalhos bonitos e marcantes.Eu costumo usar com o nanquim água e assim crio um efeito de luz e sombra através de tonalidades de preto e cinza sobre uma folha branca. Um bom exemplo de uso de desenho de nanquim e água são as manchas rorscharch.
Deixo de amostras trabalhos feitos por mim com estes materiais. Espero que gostem e sirvam de motivação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário