domingo, 12 de agosto de 2012

Jorge Amado & Caetano Veloso: Gênios do Brasil

 
Nesta semana que se passou Caetano Veloso comemorou 70 anos de vida e criatividade incessante. Se não bastasse isso também presenciamos o centernário de Jorge Amado. Ambos os dois gênios são baianos e com suas linguagens artisticas peculiares levam ao mundo uma imagem do Brasil, que muitas vezes conhecemos ou pelo menos pensamos conhecer.

Tendo o seu nascimento em Itabuna em 1912, Jorge Amado se tornou o escritor brasileiro mais lido do mundo (seu posto só foi batido mais tarde por Paulo Coelho) e com suas obras mostrou uma Bahia cheio de contrastes e personagens mágicos. Passou boa parte de sua juventude em Ilheus (local que se tornou cenário de suas histórias mais conhecidas como 'Capitães da Areia').
 
Mais tarde foi se formar em direito no Rio de Janeiro e lá participou de grupos estudantis que tinham o comunismo como lema e atuação social. Quando retornou para a Bahia conseguiu misturar o que o comunismo havia lhe ensinado com sua visão bastante peculiar do universo regional brasileiro.
Uma de suas primeiras obras a fazer sucesso a ponto de ser elogiada por Monteiro Lobato e  Mario de Andrade foi 'Mar Morto' (1936). Antes disso escreveu outros livros, como ' País do Carnaval'. De seus 37 livros muitos sofreram adaptação para teatro, cinema e novela como a atual versão da novela Gabriela, exibida pela rede Globo.
 
Antes de falecer em 2001, Jorge Amado recebeu honrarias em varias partes do mundo onde os seus livros são públicados até hoje. E o valor de sua obra inspirou sambas de carnaval e outras homenagens aqui no Brasil.


Já Caetano Emmanuel Viana Teles Veloso se tornou um dos artistas mais conceituados do país. Nascido em Santo Amaro da Purificação em 1942, Caetano Veloso junto de Gilberto Gil se tornaram a ponta de lança do emblemático movimento Tropicalia. Começou compondo bossa nova por influência de João Gilberto (que ouvia no radio de sua casa) e tendo a sua irmã Maria Bethania como interprete de suas canções.

Sua música de grande destaque de inicio de carreira como cantor foi Alegria, Alegria. Com esta música ele participou do prestigiado Festival da Canção de Record ( foi neste período de festivais que também conheceria Gilberto Gil e Tom Zé). Os tres músicos, junto de bandas como os Mutantes e Gal Costa criariam o que seria chamado mais tarde de tropicalismo.
 
Nos anos seguintes da Ditadura de 64, Caetano seria perseguido, preso e exilado em Londres por sua postura critica diante dos militares e da censura. nos anos 70 retorna ao país e com músicas como London, London e reiniscia sua carreira de cantor e passa a produzir e compor discos cada vez mais antológicos.
Seus últimos trabalhos flertaram com o rock, literatura e até experimentalismo eletrônico. Contudo, sem nunca perder sua raiz nacional e bossa em suas canções.
Em meio a tanta noticia ruim de corrupção e violência em nosso país temos pelo menos dois gênios para nos orgulhar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário