sábado, 18 de junho de 2011

Mestre Vitalino: O Artista do Povo


Está acontecendo uma exposição das mais importantes para nós brasileiros no Museu da Republica. Trata-se da exposição do Mestre Vitalino. Para quem não conhece ou não tinha tanta intimidade (como eu) a exposição mostra os trabalhos deste que foi um dos maiores ou senão do maior escultor de projeção nordestina.

Longe do mundo acadêmico, e da escola, Mestre Vitalino era filho de humildes agricultores do sertão nordestino. Enfrentando todas as dificuldades financeiras o mestre começou a criar suas primeiras esculturas de argila que tirava de um açude proximo a sua casa. Como os seus pais eram muito pobres ele fez da vontade de criar seus proprios brinquedos de argila em arte.
Ele passou a vender suas obras na cidade e depois ensinar a confecção das estatuas de argila para os filhos. Com o tempo os trabalhos de Vitalino passaram a ser reconhecidos a ponto de pessoas fora do nordeste se interessarem pelas suas obras. A fama o levou para conhecer São Paulo, Rio de Janeiro e ter seus trabalhos citados por intelectuais como José Saramago.

Ironicamente, o mestre morreria pobre e doente no meio do sertão precário e sem saneamento básico e nem hospital público. Depois de sua morte vários artistas do nordeste passaram a imitar a sua arte a ponto de sua influência ser chamada de artesanato vitalino. Hoje em todo nordeste, do Piauí até a Bahia, varios artistas ganham projeção internacional  e tem seus trabalhos em museus e galerias de arte, tudo graças ao pioneirismo do Mestre Vitalino.

Tendo como tema o dia  a dia dos retirantes, do caboclo e dos povoados, Mestre Vitalino registra em argila a religiosidade e toda a fé do Nordeste. As peças são como uma história assim como ocorre com os quadros dos pintores, o mestre nunca fazia peças individuais a não ser quando fazia os seus bois que se tornaram simbolos deste artesanato ao lado da imagem do Padre Cícero e Lampião.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário