quinta-feira, 25 de abril de 2013

Música nas Escolas: ter ou não ter, eis a questão.


E aí companheiros! Depois de um bom tempo sem falar com vocês volto com novidades. Neste momento estou em um projeto de música para crianças na escola em que estou lecionando. Sabe como é... Agora as aulas de artes também devem contemplar a disciplina de música. O que eu acho interessante se não houvesse algumas ressalvas.

 Como dar aulas de música se a grande maioria dos docentes em artes tem mais formação em plástica e teatro? Não se forma um professor de música da noite para o dia, será que terei de ter um diploma de especialização em música? Muitas escolas e educadores defendem que o professor de música apenas dê aulas básicas de coral e transforme a aula em recreação, de toda forma mesmo que seja assim o professor deve ter um embasamento na area para não parecer um êngodo! Penso que existe muitos profissionais de música capacitados e que poderiam ter a grande chance de darem aula nas escolas e não sobrecarregar o professor de artes plásticas e teatro como estão fazendo.

Espero que a valorização da música em sala de aula seja para icentivar a juventude que cada vez mais precisa de novos parametros de vida e assim não se deixarem levar pelo perigoso caminho das drogas que cresce cada vez mais nas portas das escolas.
Imagine jovens aprendendo não só sobre Beethoven, mas também sobre as novas tecnologias que são usadas na música ( poderiam compor músicas de Hip Hop, techno, rock, samba....). Bastariam somente de ter um local ideal ( sala com proteção acustica e um pequeno estudio) e pronto teriamos muitos alunos tendo o que fazer em momentos ociosos e não se deixando levar pela criminalidade. Além de que, com a música os jovens poderiam expressar melhor as suas ideias sobre matérias escolares e diminuiria a violência entre eles.

É uma pena que o governo prefira gastar milhões com construções de presidios e manter criminosos na cadeia ( um detendo custa para o estado mais caro que um aluno do ensino regular !) do que construir escolas, bibliotecas públicas, museus ou dar suporte tecnico para os docentes.

O Ministério da Educação adora aparecer em programas de TV para dizer que quer dar ensino de qualidade para a população, porém não reve os salários dos professores ou realmente cobra investimento do governo para projetos como o de música que se saíssem do papel seriam maravilhosos e positivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário