Nada como um bom feriado para desestressar a nossa vida. Quem pôde sair da rotina da cidade conseguiu por a cabeça no lugar e curtir bastante e mesmo que você não tenha saido de casa, espero que tenha tido um bom descanço, pois esta estiagem que tomou conta do sudeste e do centroeste deixou a coisas quentes (literalmente).
Para quem procura novidades nas livrarias e bancas trago a nossa sempre sessão de leitura. Desta vez destaco duas HQ's de qualidade e uma coleção de livros que são indispensáveis para quem curti ficar informado e gosta, muito, mais muito mesmo de arte.
Coleção História da Arte da Folio, 2008.
Eu conheci esta coleção quando estava no último semestre da faculdade. Lembro que cheguei na banca da rodoriávia do Plano Piloto em Brasília e enquanto procurava alguma novidade eis que caiu em minhas mãos um destes fasciculos. São super bem produzidos com papel de qualidade e capa dura. Tem enormes textos que fazem fusão de história, arte e arqueologia.
Quando comprei o primeiro livro era sobre o Neoclassicismo e o Pós-Impressionismo. Depois sem nenhuma explicação a coleção sumiu das bancas e somente agora está retornando nas livrarias. Agora comprei os fasciculos sobre arte no Japão, China e também arte nórdica e islãmica. As fotografias do livro estão a cargo de Michel Ivans e os textos são de diferentes catedras britânicos da respeitada Universidade de Oxford. Tudo por R$ 19,90.
Lúcifer, O Diabo à porta, 2012, Panini Books.
Eu já relatei o meu apresso aos trabalhos do grande escritor e roteirista Neil Gaiman. Foi ele que deu ao universo Vertigo está cara de revista voltada para os adultos com ótima qualidade de desenhistas e histórias. No caso desta HQ que irei relatar a história não é do Gaiman, porém no prefácio de apresentação já a sua benção em relação ao texto escrito por Mike Carey e os desenhos de Scott Hampton e Chris Weston. Basicamente 'Lúcifer' é um arco de histórias na qual o cramunhão depois que foi expulso dos Céus recebe uma missão do próprio Deus para assim se redimir e retornar para a casa celeste. Arrogante e cruel o demõnio não faz questão de voltar para casa, mas para se divertir resolve perseguir entidades rebeldes que podem quebrar o equilibrio do universo. Contar mais desta incrivel história seria sacanagem...Leia e se assuste!
Neonomicon, Alan Moore, 2012, Editora Avatar.
Se Neil Gaiman é um dos grandes escritores do universo Vertigo, o mesmo pode se dizer de Alan Moore. O escritor também britânico como seu colega Gaiman transformaram os quadrinhos americanos em algo bem mais literário e menos infanto juvenil. No caso de Moore ou 'bruxo' como alguns o referem por gostar do ocultismo resolveu homenagear o mestre do terror H. P. Lovecraft. Nesta HQ Alan Moore faz uma concha de retalhos de citações a personagens e histórias escritas pelo criador do Necronomicon.
Seus monstros e cenas surreais bem desenhadas pelo artista Jacen Burrows dão um valor maior a obra. A história da revista gira em torno de vários assassinatos envolvendo pessoas que estariam sendo mutiladas em sacrificios satãnicos ou usando as obras de Lovecrat como referência. Uma policial vai a uma cidade rural dos EUA e descobre coisas terriveis sobre uma suposta seita. Para quem curte quadrinhos alternativos e bem legal!
Nenhum comentário:
Postar um comentário