Retorno mais uma vez com informações maneiras sobre as exposições que estão ocorrendo em Brasilia. Até agora tivemos exposições que não ficaram nada a dever com as que ocorrem no eixo Rio-São Paulo. Tivemos Tarsila do Amaral, Fernando Botero, Hélio Oiticica somente nestes ultimos cinco meses.
Agora trago informações de uma exposição que aguardo à muito tempo: Islã, Arte e Civilização. Está exposição estará nos dias 26 de abril até o dia 3 de julho. Isto é, você tem três meses para ir ver obras históricas dignas de museu etnográfico em terra brasiliense. As pessoas costumam reclamar que não vêem exposições como está por aqui e 'danam a meter pau' na arte contemporânea. Quero só ver a disculpa que as pessoas irão arrumar para não verem está bela exposição.
O CCBB reuniu um acervo que constam de livros antigos, pedaços de palacios e esculturas em pedras datadas do século IX até o XIV. Este periodo é rico em informações porque foi nestes tempos que o islamismo expandiu-se no Ocidente e em partes da Asia e da África.
Os artistas islamicos priorizam a escrita e trabalham com ela na arte do arabesco e formas geometrizadas com requinte e detalhismo. Podemos ver também a importância da religião na vida deles, desde lindas iluminuras das paginas do Corão, até a uma lápide. Na exposição também, são mostrados astrolábios, e livros cientificos escrito pelo sábio Avicena. O que prova uma civilização com um teor intelectual muito grande. Um exemplo é os estudos matemáticos dos arabes que usamos até hoje.
Com os conflitos no Égito e os fatidicos casos de terrorismo, vale apena ir ver está exposição. Quem sabe tiramos assim o nosso preconceito em relação aos islamicos!Deixo como dica de leitura um livro que comprei a pouco tempo chamado 'Combatentes de Alá' da Editora Larousse e escrito pela cientista politica Ayesha Jalal. O livro conta a história da Jihad e como um conceito religioso foi sendo deturpado até virar uma simbololia terrorista.Vale a pena ler!
Nenhum comentário:
Postar um comentário