terça-feira, 31 de março de 2015

Monstros de durepox e plástico


Meus amigos de blog, trago mais uma leva de minhas criações que misturam bonecos de plástico e durepoxi. Como já percebi este tipo de postagem são as mais procuradas no Martelo do Vulcano. Por isto, mostro estes novos trabalhos.
Para aqueles que querem fazer algo semelhante, eu novamente explico:
1- faça um esqueleto de arame bem flexível;
2-caso não queira fazer um esqueleto de arame use um boneco de plástico como suporte;
3-cobra o esqueleto (ou boneco de plástico) com durepoxi: aproveite que a massa está mole e faça a modelagem do seu personagem pode usar um prego pequeno, ou um palito como formão;
4-depois de uns 20 minutos (pode ser bem menos ser o durepoxi for exposto ao sol) o durepoxi estará seco e já pode ser pintado com tinta acrílica ou esmalte.
Como sabem o meu estilo ainda é voltado para o bizarro especialmente o monstruoso, espero que gostem.
monster fly
tiranossauro (arame e durepoxi)
dragão
monster fly 2 (arame e durepoxi)

sábado, 28 de março de 2015

Sessão Contos Bizarros


O DIA DA CAÇA

 

Na cidade de Pirapora, Pedro Malta era conhecido por amedrontar a população local. Filho de um fazendeiro rico ele costumava dizer que não temia nada e nem ninguém. Sua fama de matador era muito conhecida e vez ou outra alguém o desafiava para uma luta de faca ou de tiro ao alvo. Praticamente por causa dessas coisas a cidade de Pirapora mais parecia um velho oeste do que uma cidade civilizada.

De certa maneira além de Pedro Malta o que costumava assustar também a população eram os boatos de que uma fera devorava as virgens e animais nos arredores das fazendas e chácaras do lugar. A policia local era diversas vezes acionada toda vez que aparecia um rebanho de bois ou de carneiros feridos ou quando encontravam o cadáver de alguma moça dilacerada por mordidas e arranhados no corpo.

Sem poder dar uma explicação razoável os legistas e os policiais costumavam dizer que o ato era cometido por cães selvagens ou lobos famintos. Nessas situações os mitos acabavam se tornando comuns e alguém sempre citava que aquilo era obra de Chupa Cabra ou lobisomem. Sem contar com os rumores de discos voadores...

Pedro Malta, todo valente, dizia não acreditar em nada e nem em Deus e esperava ansioso um dia cruzar com o assassino de virgens e gado e ganhar mais respeito da população. Imagina as manchetes locais: “Pedro Malta, pega o assassino da região!” de matador e filho playboy do fazendeiro rico ele seria conhecido como herói local.

Enquanto Pedro sonhava em pegar o tal ‘monstro’, seu pai, o coronel Tolentino, era um homem no alto de seus 70 anos, que por ser vivido já tinha visto de tudo nessa vida. Rico e de feições rudes era tão mal e prepotente quanto o filho. Costumava tratar mal os empregados e era comum ouvirem estórias de que quando queria mandava o filho ou algum capataz acabar com a vida de quem não seguia as suas ordens.

Para alegria de Tolentino finalmente Pedro Malta iria se casar. Lucinda era a moça mais bonita da cidade, esteve inclusive nos EUA para fazer seu doutorado em veterinária. De olhos azuis bem convidativos e de cabelos bem longos e corpo escultural era a típica moça bem criada e que tinha tudo o que queria. Por isto, não era qualquer um que podia sonhar ter um encontro com ela. Diziam por aí que por ser bastante ambiciosa e materialista resolveu namorar o filho do fazendeiro mais rico da região. Tirando as fofocas maldosas o que se sabia mesmo é que Pedro pediu a sua mão em casamento e conseguiu!

O casamento seria dentro de um mês e toda a cidade havia sido convidada a participar de uma enorme festa que seria feita na praça da cidade. O padre da paróquia, inclusive, teve que adiar outros casamentos só para satisfazer os mimos do filho do coronel e sua futura nora. Antes do casamento Pedro deu a futura noiva um anel de brilhantes e um relógio de ouro além de um carro importado. Com certeza, com presentes tão chamativos uma garota como Lucinda dificilmente desistiria de casar.

Porém toda a história tem outro personagem, e este se chamava Tiago. Tiago era um peão de boiadeiro muito conhecido na região por participar de campeonatos de rodeio. Boa praça e com cara de galã de novela era disputado pelas moças. O cara era tão famoso que gerou certo ciúme entre os homens da cidade, e claro, de Pedro que achava Tiago um peão ignorante. Diversas vezes os dois tiraram racha de carros e também saíram no braço na porta de barzinhos e boates de Pirapora.

Como em toda cidade pequena a fofoca corre rápido, diziam que Lucinda e Tiago tiveram um caso antes dela oficializar o casamento com Pedro.  O coronel Tolentino não admitia que seu filho fosse motivo de chacota pela cidade, ainda mais que isso manchava a reputação de toda a família. Para que seu filho não ficasse com fama de corno resolveu castigar Tiago.

Em uma noite no fim de uma festa Tiago estava indo para a sua casa em seu carro, quando do nada no meio da pista apareceu uma enorme tora de arvore que bloqueava a passagem. Sem desconfiar de nada resolveu mover o objeto que bloqueava a pista. Foi nesta hora que um grupo de homens capturaram a vitima.

Quando Tiago acordou estava amarrado em uma pilastra de madeira e seus seqüestradores resolveram torturá-lo até a morte. Depois disso nunca mais se ouviu falar do Tiago. Seus familiares desconfiavam de alguma trama feita por Pedro, mas como não tinham provas ficavam calados.

Ironicamente foi quando tal fato ocorreu que começaram a aparecer moças mortas na região junto com o gado abatido. Alguns mais supersticiosos diziam que era a alma do Tiago se vingando da cidade. Mito a parte o casamento estava próximo de ocorrer e tanto Lucinda quanto Pedro estavam afoitos.

Finalmente chegou o dia do casório. A cerimônia ocorreu sem nenhum problema e tanto o coronel quanto o filho estavam satisfeitos com tudo. Depois do casamento teve uma festa com fogos e muita dança sertaneja. A noiva estava radiante com seu vestido branco e caro. Somente a família de Tiago não quis comparecer a festa visto que eles acreditavam que foi Pedro quem tirara a vida dele e não houve nenhuma punição.

Com o fim da festa o casal resolveu ter a sua lua de mel em uma posada próxima da cidade. A posada pertencia ao pai de Pedro, uma espécie de presente para o filho. Ali os dois iriam viver felizes para sempre. Lucinda se preparou para o evento com uma roupa bastante atraente e muito perfumada. Pedro fez o quarto ser iluminado com luz de velas e com um banquete particular regado ao melhor champanha francês.

Antes de se entregarem um ao outro, Lucinda revelou ao esposo que era virgem e que todas as histórias que falavam sobre ela e Tiago eram fofocas maldosas para prejudicar a sua felicidade. Pedro acreditou em seus olhos azuis sinceros e então fizeram um pacto de nunca se separarem.

Porém quando o casal iria consumar o seu amor... Uma estranha figura apareceu no quarto em meio à escuridão. Um ser meio homem meio fera de pelos grandes agrediu ferozmente Pedro que ficou com um enorme arranhão no peito. A mesma criatura agarrou Lucinda pelos quadris e colocando em seus ombros pulou pela janela do quarto!

Enquanto Pedro via a sua mulher sendo seqüestrada pela fera, apareceu os empregados da posada assustados perguntando o que estava acontecendo. Pedro pediu um cavalo e um rifle para caçar a criatura que havia levado sua mulher. Juntou um grupo de capatazes e saíram pela mata atrás do monstro.

A noite passava e Pedro cavalgava desesperado tentando achar a criatura. De repente ouviu os gritos de Lucinda que pareciam vir de uma gruta. Corajosamente o cavaleiro pegou o seu rifle e entrou gruta adentro sem medo. Usando uma lanterna conseguiu andar pelo lugar e encontrar no fim do recinto o monstro e sua mulher.

O monstro olhou para Pedro e parecendo que o conhecia ficou parado. Pedro não entendeu a reação do monstro e em seguida deu dois tiros na criatura. O monstro tombou e seu sangue espirrou pelo chão pedregoso. Os outros cavaleiros chegaram ao local devido o estampido dos tiros. Quando os capatazes chegaram viram a cena mais aterradora... Pedro estava paralisado de medo e surpresa ao perceber que a tal criatura que havia abatido era seu pai!


Dizem na região onde o pai de Pedro faleceu, o coronel Tolentino, é um lugar amaldiçoado, pois falam que quem entra na gruta se transforma em um monstro. Pedro e Lucinda saíram da cidade e nunca mais voltaram. Os familiares de Tiago acreditam que a morte do coronel foi um castigo de Deus pelo mal que fizera a seu parente.

quarta-feira, 25 de março de 2015

A Arte de fazer Obras com Lixo Tecnológico

robô feito de restos de massageador elétrico

Meus caro companheiros de blog, como estão? Retorno com mais um projeto que costumo trabalhar com alunos na minha escola. Muitos podem já ter lido uma postagem anterior sobre este tema, porém como foi sendo feito muitos trabalhos, resolvi voltar ao tema.
No caso da confecção de obras de arte usando lixo tecnológico, falo de todo tipo de detrito feito de sobras ou máquinas velhas: mouses, Cds velhos, controles de videogame, fios e outros componentes...
Estas obras que eu estou postando, faço um robô com restos de um massageador elétrico e vaselhame de detergente e um pincel.
escultura feita de tomada elétrica e fios

Em outras obras uso como suporte controles de televisão que muita gente costuma jogar fora, e também restos internos de aparelhos de som e TV. Como podem ver dar para fazer qualquer escultura  usando este tipo de material. Espero que sirvam de referência para algum docente ou fã de artesanato.
carro feito de controle de TV e tampinha de garrafa
barco feito de controle de TV e bonecos
jangada feita de controle de TV e bonecos


domingo, 22 de março de 2015

Constantine e as Series Mais arrepiantes da TV

Quem não gosta da TV aberta, não tem do que reclamar das opções que existem na TV à cabo. Como sou fã confesso desde criança de seriados enlatados, sempre tive inveja de quem tinha TV por assinatura. Ainda mais agora que a TV aberta parece ter perdido toda a força (as emissoras investem agora só em programas de auditório, programa de fofoca e novelas religiosas ou sem noção).

Outra boa opção é o sistema da Netflix que possue um acervo (ainda pequeno) de series que tem um potencial e divertimento de primeira. Como sou admirador de seriados de terror  e suspense resolvi trazer uma lista das series mais bacanas no gênero.
A Warner/DC Comics estão investindo com toda força nas séries de TV, visto que sua rival a Marvel, por enquanto só tem um programa no ar (no caso me refiro aos 'Agentes da Shield'). Sendo assim, não é de se estranhar que a casa do Batman comece a colocar alguns heróis que não teriam uma visibilidade no cinema na televisão. E aí que a serie do Constantine tem sua vantagem em relação as outras series.
Para quem não conhece o personagem a serie é ótima. Muita coisa dos quadrinhos está lá. As ironias do personagem e sua arrogância (interpretado com maestria pelo ator inglês Matt Ryan) a parceria do Shass seu escudeiro e motorista (Charles Halford) e a sensual e misteriosa Zed (Angelica Celaya) além da aparição de alguns personagens chaves do universo DC ( em alguns episódios Constantine guarda em seu esconderijo o elmo do Senhor Destino).

Outro grande sacada da serie é que talvez, outros personagens da linha Vertigo podem fazer ponta no programa ( como o Lúcifer e o Monstro do Pântano). Claro que é somente uma especulação, visto que a continuidade da serie vai depender da aprovação do público (dizem que a serie corre o risco de ser cancelada e que os atores resolveram pedir ajuda aos internautas para manter a serie no ar). Para quem curte Supernatural o programa do Constantine pode parecer um similar, já que a cada episódio o ocultista tem que vencer um determinado demônio ou monstro para salvar a Terra do Apocalipse. Porém, quem acompanha a serie de quadrinhos dos anos 80, percebe que Supernatural e outras series copiaram as tramas de Constantine.

Outra série que acompanho é Walking Dead que já está em sua 5ª temporada. Quem acompanha o canal Fox sabe que Walking  é uma das melhores series de drama e terror de todos os tempos. Milhares de pessoas em todo mundo assistem o seriado que surgiu pelos quadrinhos de Robert Kirkman. A trama da infestação de zumbis pelo mundo em si não é nenhuma novidade no cinema. Contudo, na serie o que manda é o drama dos seres humanos que sobrevivem ao holocausto e praticamente se tornam mais perigoso do que os devoradores cadavéricos.
A serie é tão surpreendente que a cada episódio uma intriga gera toda uma nova situação que prende o espectador. Eu mesmo me surpreendo de ver que a serie é muito superior até ao quadrinho que a gerou.

Também na Fox quem manda muito é a serie America Horror Story. Criada por Ryan Murph é considerada a melhor em quesito terror e bizarria. Cada temporada explora uma lenda urbana americana, infelizmente, eu perdi a primeira temporada. Mas depois que acompanhei a fase do sanatório e da abdução alienígena, não parei mais de acompanhar o seriado. Agora na 5ª temporada é a fase dos circo dos horrores e tem cenas e criaturas para lá de arrepiantes.

Jà na FX ( outro canal da Fox) uma serie que futuramente que vai dar o que falar é The Strain. Esta serie foi lançada inicialmente no Netflix e depois foi para a TV. Criada pelo mestre do terror espanhol Guillermo Del Toro ( escritor da serie de livros que inspirou o programa) The Strain é o que eu poderia dizer é uma variante de Walking Dead com um diferencial ( sai os zumbis e quem infesta as cidades é uma praga de vampiros monstruosos e deformados). Para completar o ator Sean Astin ( o Sam do Senhor dos Anéis) é um dos destaques do seriado.



Saindo do terreno dos monstrengo outras series que aprecio são as de psicopatas e não poderia deixar de falar de duas series boas: Bate's Motel e Hannibal.
A primeira serie fala da juventude do psicopata Norman Bates e sua estranha relação com sua mãe super protetora (já está na 3ª temporada). Já a segunda mostra uma outra versão do psicopata mais famoso do cinema Hannibal Lecter, desde a sua evolução como assassino até a sua estranha relação com a policia que lhe procura para resolver casos.
Enfim, nestes tempos de frio o melhor é esquentar o corpo na coberta e curtir uns seriados legais!



quinta-feira, 19 de março de 2015

A Arte de Fazer Máscaras


E aí galera do blog! Estou trabalhando na escola onde leciono mais trabalho voltado para arte visuais. No caso estou trabalhando a confecção de máscaras. No ano passado eu confeccionei uma máscara para uma encenação teatral e ficou (a meu ver) muito boa. Entusiasmado então, resolvi montar um projeto com os meus alunos da modalidade EJA.
Mostrei a eles três tipos de máscaras diferentes e como cada pode ser feita. Quem estiver afim de fazer algo com seus alunos posto aqui as imagens e tipos.

1-MÁSCARA DE PAPEL
Esta máscara como diz o nome é feita somente com papel. Para fazê-la recomendo usar um papel bastante duro como o papel criativo. Seguindo a linha do papercraft, deve-se fazer primeiro o desenho dos olhos bocas e marcação das dobraduras nas laterais da folha A4 com uma regua. Depois de todos os pontos marcados faça os recortes com tesoura e estilete. Dobre a folha ao meio para obter a simetria da face da máscara. Depois cole as laterais e por ultimo monte as sobrancelhas e a construção do nariz (sempre usando reguas) e pronto depois com outros papeis coloridos crie imagens na superfície de sua máscara
.
2-MÁSCARA DE PAPEL E BALÃO
Este método é muito conhecido mas, pouca gente sabe fazer da forma correta: pegue um balão e encha-o de ar. Em seguida cubra a superfície do balão com uma camada de cola branca e tiras de jornal. Depois da primeira camada passe mais um pouco de cola e coloque mais tiras de jornais ( crie no mínimo umas quatro camadas, pois quanto mais camadas tiver a máscara mais dura ela ficará depois de seca). Depois de seca estoure o balão e pronto já terá um molde para a sua máscara. Pinte o molde com as cores que quiser e se necessário faça os olhos vazados e com fita adesiva e papel toalha construa o nariz, o queixo, as maçãs do rosto e as sobrancelhas.

3-MÁSCARA CUSTOMIZADA
Esta máscara é a minha preferida, pois misturo as técnicas de escultura que costumo fazer: compre uma máscara branca de plástico duro e sem nenhum enfeite, depois recubra a máscara com tiras de jornal e cola branca, em seguida comece a criar os detalhes que necessitará para a máscara como as sobrancelhas e o nariz com durepox (no caso do durepox por ser um material pesado faça uma armação para o nariz com arame). Depois de seco pode pintá-lo com tinta acrílica ou com spray colorido.
Obs: tem também está máscara que fiz para uma peça de teatro feita com restos de aparelho eletrônico. Tente experimentar bastante e assim terá novas formas de fazer esta arte tão milenar!

domingo, 15 de março de 2015

Ninguém cala a VOZ do Povo!


Hoje dia 15 de março de 2015, ocorreu mais um marco da democracia em nosso país. Milhares de pessoas em vários estados e capitais marcaram de se encontrar em pontos importantes de várias cidades e fizeram mais uma manifestação.
Ao contrário das manifestações anteriores, os black blocs não deram às caras (ainda bem) e por isto tudo ocorreu sem estardalhaço e sem violência. Mulheres, homens, idosos, jovens e crianças participaram sem medo de que algo pudesse dar errado. Os policiais não tiveram que usar munição contra civis.
Aqui em Brasília teve gente que invadiu até o famoso espelho d'agua do Palácio do Planalto ( e ironicamente este feito lembrou muito quando o Lula venceu a eleição ha dez anos atrás). O Brasil está em um momento muito delicado: a corrupção da Petrobrás (tendo vários petistas envolvidos) e a eminente crise financeira que paira sobre nós levou toda a população a manifestar o seu repudio.
Confesso que votei no atual governo por medo de que Aecio Neves ganhasse (li em uma entrevista da Veja de um mês antes da eleição que o candidato do PSDB caso ganhasse iria tomar atitudes ante populares como aumentar a gasolina e até a tarifa de energia para compensar a crise que já estava chegando). Com medo de tais atitudes acabei votando no PT.
Que tristeza minha ver que as tais medidas ante populares realmente aconteceram! Talvez, a volta dos anos 80 em que o preço de um saco de arroz subia a cada dia (lembra da terrivel maquininha de remarcar preço?) tenha me traumatizado.
Mas o pior de tudo foi ver que a Petrobrás, a garota propaganda do governo PT, tenha se tornado um engodo que prometia muita coisa: cidades seriam construidas por causa da empresa, o pré sal ajudaria na educação do país e claro, ter uma empresa nacional como símbolo de crescimento.
Tudo lamentável! Só resta que os políticos com a manifestação percebam o que precisa mudar. Quanto a um impeachment de Dilma acho difícil de ocorrer. Ao contrário de Fernando Collor, a Dilma não confiscou a poupança da população (algo totalmente anti constitucional) e nem está comprovada a sua participação no escândalo da Petrobrás. Enfim, vamos torcer que depois deste dia marcante ocorram mudanças!

sexta-feira, 13 de março de 2015

Moisés: Lenda ou Realidade?


Dentre os personagens da Bíblia, fora Jesus Cristo, Moisés é com certeza o mais conhecido e até reverenciado tanto pelos judeus como pelos cristãos. Sua fama de patriarca da nação hebreia com a fantástica fuga do Egito é considerada uma das mais belas histórias de persistência e fé.
Assisti recentemente ao filme 'Exodus: Deuses e Reis' e simplesmente sai bestificado do cinema ( uma das razões desta bestificação foi que finalmente tenho uma nova imagem de Moisés além daquela dos filmes do Cecil B. DeMille com Shalton Reston abrindo o Mar Vermelho).
Outra razão foi que desde que abracei o ateísmo, sempre imaginei que as figuras biblicas seriam mais humanas e menos 'super-heróis' perfeitos e cheio da arrogância de serem os escolhidos de Deus para salvar almas perdidas. O filme 'Exodus' apenas colaborou em manter a algo que eu já sabia: Moisés poderia (e porque não!?) ser mais lendário que real.

No filme a passagem do Mar Vermelho é gradual e não algo mágico e fantástico como a maioria imaginava pelos filmes antigos e desenhos animados religiosos. E a figura de Moisés é mais de um fanático religioso que acredita falar com Deus do que um santo imaculado. Até Deus ganhou ares de realidade ao meu ver, uma força destrutiva e que muitas vezes parece uma criança carente por afeição dos seus filhos 'ingratos'.
Mais divertido de ver Moisés batendo boca com Deus no filme é ver o olhar estupefato da platéia religiosa que foi assisti-lo!
Muitos amigos meus evangélicos e católicos reclamaram do Filme e chamaram-no de blasfêmia por ele tirar a aura de heroísmo mitológico que acreditam. O mesmo grupo reclamou do filme 'Noé' que também segue uma linha menos mística da Bíblia. Por muito tempo foi atribuído a Moisés a autoria do Pentateuco ( os 5 primeiros livros da Bíblia e que dariam origem ao Torah judaico). Pesquisas recentes mostram, no entanto, que os cinco primeiros livros levaram quase 200 anos para serem escritos.

Isto quer dizer que Moisés teria sido o homem mais velho a viver no planeta. O problema é que na época de Moisés não existia vacina e nem uma medicina tão avançada ( imagine que hoje seja raro alguém morrer de febre tifóide ou disenteria, mas na época em que faraós tinham a espectativa de vida de no máximo 40 anos estas doenças que são vistas como resultado de falta de saneamento básico era o que mais matava naquela época). Junte isto a falta de alimentação e muito trabalho pesado e pronto! Nem Matusalém aguenta.
Para muitos estudiosos os primeiros livros biblicos são de origem anônima e resultado de um apanhado cultural que os hebreus tiveram quando juntaram suas crenças com a dos egipcios, babilonios e sumérios, aliás muitas histórias biblicas como o Diluvio Universal teriam origem na Suméria.
Talvez para agradar um grupo mais conservador a emissora do Bispo Macedo (a Record) fará uma novela sobre Moisés e que com certeza seria mais mitológica e mostrando os egipcios como cruéis e pervesos ( algo que para a historiografia atual não tem mais sentido).

Nestes tempos de Estado Islâmico, falar de religião é como acionar um pavio de pólvora. Mas como eu costumo dizer aos meus alunos: o conhecimento somente surge pelo debate e discussão. Quem disse que futebol, religião e política não se discute, não passa de um covarde!


quinta-feira, 12 de março de 2015

Birdman e a Queda dos Blockbusters No Oscar


Muito se comentou da última festa do Oscar de 2015. Faltou isso e aquilo, bla, bla, bla... O apresentador não foi dos melhores? Ok! Foi uma festa sem muita novidade? Claro que foi! Quem assistiu pela Rede Globo sentiu a falta de José Wilker (que sempre tinha uma opinião irônica e inteligente) em relação a pouca experiência do Lazaro Ramos? Sim!
Tudo isto foi comentado por vários veículos de comunicação, porém poucos notaram o que Hollywood vem fazendo nos últimos tempos: os filmes de blockbusters já não dominam as premiações. É só fazermos um pequeno retrospecto das últimas festas anteriores do Oscar, saem os filmes populares e campeões de bilheteria e entram os filmes 'desconhecidos' e de poucos espaços nos cinemas.

Desde a vitória do 'Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei', Hollywood tem dado de ombros para filmes grandiosos e de muita renda. O 'rei do mundo' James Cameron não conseguiu repetir o feito de 'Titanic' com 'Avatar', que prometia ser o grande campeão da noite aos uns 5 anos atrás.

A vitória de 'Birdman: Ou a virtude da Ignorância' nesta última festa foi um tapa na cara do cinemão feito de muita grana e às vezes vazio de conteúdo. O único filme com maior bilheteria 'Sniper Americano' saiu de mãos abanando. E olha que até eu pensava que desta vez Hollywood apelaria para o ufanismo (muito comum em filmes de guerra) e daria ao Sniper algum prêmio.
Se houve alguma injustiça, talvez, na minha opinião não foi para 'Boyhood' que apesar de bastante experimental com a ideia de filmar uma familia por 12 anos, em si era somente um filme melodramático que não faria feio em uma Sessão da Tarde. Foi 'Selma' que deveria ter tido uma olhada melhor e claro, 'Garota Exemplar'. Até mesmo 'Interestelar' deveria ter tido mais prêmios.

De toda forma quem não viu 'Birdman' deve assistir pois é muito bom! Com um Michael Keaton se auto parodiando e com cenas incríveis é de longe o merecido vencedor do Oscar.

quarta-feira, 11 de março de 2015

Sessão Literatura: Fantasias e Mistérios

Olá meus amigos de blog! Trago mais uma vez a nossa querida sessão de literatura. Como de costume após bater pernas em livrarias e bancas de jornais encontrei coisas bem bacanas para divulgar para vocês. Desde já quero dizer que devido ao atraso desta postagem pode ser que não se encontre com mais facilidade estes materiais, porém quem curte ler coisas boas não se intimida com tal coisa e corre atrás! Vamos as novidades:

A Guerra dos Tronos
Autor: George R. R. Martin
Editora: Casa da Palavra
Não tem como não gostar da obra de George R. R. Martin. Suspense, intrigas, batalhas e sexo são a formula de sucesso tanto dos livros quanto da série exibida pela HBO. Mas a maior surpresa é mesmo a versão comics da épica batalha de Westero. Adaptado por Daniel Abraham e desenhado pelo competente Tommy Peterson, A versão graphic novel é muito boa: na primeira edição que é uma parte da primeira obra literária em forma de história em quadrinhos, temos um prefácio do próprio autor (Martin) explicando o que difere a obra em quadrinhos dos seriados e porque a grahic novel é mais fiel a seus livros. Também existe todo um making off de como Tommy Peterson deu a sua versão em forma de desenhos de personagens tão amados e tão intrigantes como o Tyrion Lanister, por exemplo.

A Saga do Monstro do Pântano
Autor: Alan Moore
Editora: Panini Comics
Falar do poder das obras do escritor Alan Moore é quase impossivel, seria necessário uma postagem inteira só para falar de suas ideias super criativas e que revolucionaram as HQs. Celebrado por ter criado a icônica revista dos Watchmen, Moore nunca para de surpreender. Foi nos anos 80 entretanto, que ele teve sua maior produção e que hoje está passando por um resgate pelas editoras. É neste quesito que entra Saga do Monstro do Pântano. Lançadas em 1984, as histórias do Monstro do Pântano seriam a base de tudo que viria a ser as obras da linha Vertigo: temas adultos, surreais e aterradores!
Ilustrado por Stephen Bissette, John Totleben  e com um prefácio feito por nada menos que Neil Gaiman, A Saga já é um item de luxo que todo fã de quadrinho deveria ter em sua estante.Nos primeiro e segundo volume vemos o Monstro do Pântano refletindo sobre a sua existencia e claro tentando viver um amor surreal com sua amada Abgail Cable.

Series Grandes Mistérios: Super Interessante
Autor: vários
Editora: Abril
A Super Interessante vem fazendo um suplemento especial de edições somente voltada para quem curte temas curiosos como Alienigenas, conspirações, fenomenos paranormais e mistérios religiosos. Cada edição vem com um capricho de capa com efeito optico super bacana e claro com autores que entretem ao mesmo tempo que divertem quem lê. Desde de falar das ultimas novidades arqueológicas sobre a vida de Jesus parssando por novos enfoques sobre temas ligados a ufologia e a paranormalidade, a Serie Mistérios é desde já uma das melhores opções de leitura nas bancas de jornais.

Mistérios dos Deuses Egípcios
Autor: vários
Editora: Salvat
A Editora Salvat sempre se consagrou em lançar livros com temática cientifica e de entretenimento bacanas. Para a minha surpresa resolveram relançar a coleção Mistérios dos Deuses Egípcios. Coleção para os que como eu adoram ler coias sobre a antiguidade um material mais que excelente. Além de ter textos objetivos e bem redigidos possui também, um brinde super legal: a cada edição uma estatueta de 8cm de uma divindade vem acompanhada com detalhas explicação mitológica. No fim os doze deuses egípcios podem enfeitar a sua estante!

terça-feira, 10 de março de 2015

Sessão Contos Bizarros

O ROUBO DE ALMAS


Em toda cultura existe aquelas pessoas que são portadoras do conhecimento e das normas. Nas comunidades primitivas existem os xamãs e os profetas. Já em civilizações mais organizadas temos os sacerdotes e escribas. Não importa o nome e sim, a sua função social; todos eles guardam informações importantes que são transmitidas para o resto da comunidade.

Neste caso se encaixaria perfeitamente a função de contadora de histórias da vovó Piedade. Senhora com seus 80 anos de vida e de experiência que seriam úteis para qualquer jovem deste mundo moderno e apressado em que vivemos.

Matriarca de uma enorme família, vovó Piedade, era um poço de autoridade, mas também de doçura e simpatia. Todas as vezes que tinha contato com seus netos procurava aconchegá-los com seus doces e carinhos. Mas a sua popularidade de contadora de histórias fantásticas era insuperável.  Sempre tinha algum filho ou neto pedindo para ela contar uma história.

Sem falsa modéstia a vovó adorava isto, não era qualquer um que podia ser conhecido por contar histórias que fascinavam e até arrepiavam os cabelos de quem a ouvia. Certa feita ela descobriu que um de seus netos de nome Fabiano estava dando muito trabalho para os seus pais: brigava na escola e maltratava professores e colegas de sala de aula, machucava animais indefesos e ainda duvidava da autoridade dos pais e dos mais velhos.

Um dia antes de contar a história a vovó tentou conversar com o neto arredio. Mal ela tentou abrir a boca e o moleque já foi a destratando. A velhinha de inicio tentou ser compreensiva e manteve a calma adquirida por tantos anos vividos. Porém, enquanto tentava travar um diálogo o menino no alto de seus 12 anos ficava jogando vídeo game em seu smartphone.

A velhinha tentava em vão dialogar com o menino que de birra ficava com o fone de ouvido e jogando. Sem mais paciência a vovó com suas mãos enrugadas e trêmulas tomou uma atitude inesperada: tomou o aparelho das mãos do garoto!

Tão surpresa ficou a pobre velhinha ao ver seu neto soltar palavrões terríveis por causa do seu smartphone confiscado. Depois desta cena a vovó foi pedir explicações aos pais do garoto. Com jeito de quem se acostumara com os caprichos do filho os pais disseram que não podiam fazer nada. A desculpa de que trabalhavam demais e que por isso não podiam lidar com o caráter do filho não foi aceita pela vovó.

Disposta a dar uma lição no neto desobediente a vovó foi procurar em seus livros antigos a história mais assustadora para narrar. Então, na noite do conto lá estava a vovó piedade em sua cadeira de balanço e com o livro nas mãos. Do outro lado da sala estavam sentados no sofá os filhos e os netos. Até mesmo Fabiano estava lá sentado, contudo com a cara de tédio.

A vovó então leu sobre a história que era comum na velha Inglaterra (que não por acaso era o lar dela e de seus ancestrais) sobre uma mulher, melhor, uma bruxa que aterrorizava as cidades rurais no século XIII. Diz a lenda que a bruxa de feições deformadas e de voz cavernosa atacava as crianças mais indisciplinadas da região. Era só a criança entrar em sono profundo que a bruxa entrava pela janela ou por um buraco de rato no quarto da criança desobediente. Enquanto a criança dormia a bruxa enfiava suas mãos cadavéricas e de unhas grandes na boca da criança. Quando o menino acordava sentia a mão passar pelo canal da garganta e chegar até o coração. Depois a bruxa com seu poder mágico retirava do interior da criança a alma. No outro dia quando os pais encontravam o menino este estava como um boneco sem vida na cama.

Os netos e filhos da vovó ficaram boquiabertos e fascinados pela história, menos o maldoso Fabiano. O menino para desdenhar da velhinha disse que aquela história era mentira e que nos filmes que assitia na TV conhecia fatos mais assustadores do que foi narrado por sua avó. A vovó preferiu manter a pose de calma e então resolveu falar:

-Muitos não acreditavam nestas histórias até verem pessoalmente a bruxa que rouba almas!

Para terminar o assunto a vovó disse para que todos fossem dormir com as janelas fechadas para não serem vitimas da assombração. Fabiano para mostrar que não acreditava na história dizia que iria dormir com as janelas abertas, pois não havia bruxas segundo ele.

Deu-se então a meia noite. Todo mundo estava dormindo e como pediu a vovó todos fecharam as janelas de seus quartos. Somente Fabiano resolveu em retaliação desobedecer a senhora. Enquanto o menino dormia, o vento batia na janela e provocava um zumbido. Chegou um momento em que o garoto não conseguia mais dormir.

Os barulhos noturnos lhe incomodavam.  O som metálico da janela trombando e os rangidos das dobradiças pareciam na cabeça de Fabiano insuportável. O menino levantou a cabeça do travesseiro e olhou para a janela furioso. Queria sair da cama e fechar a janela, contudo ele não o fazia. De repente lembrou-se da história da bruxa e percebeu que estava com medo do escuro. Deu um murro no cobertor com raiva de que a sua avó estivesse com toda razão. Porém, o garoto não estava disposto a dar o braço a torcer. Queria provar a si mesmo que não tinha medo da história que sua avó contara.

Com todo receio do mundo foi até a janela e olhando para fora não viu nada além da escuridão e de uma enorme lua cheia. Enquanto olhava para fora o menino teve a sensação de que estivesse sendo observado. Olhou para baixo e em seguida para o alto. De susto ele achou ter visto um vulto acima de sua cabeça. Com medo rapidamente fechou a janela e correu para a cama.

Esperou algo acontecer e nada. Fabiano não acreditara no que vira e rapidamente começou a teorizar:

-Acho que foi a minha sombra! Não, talvez fosse uma ave! Espera, quem sabe foi minha imaginação?

Enquanto a resposta não vinha, Fabiano ligou a lanterna do seu celular e olhou embaixo da cama. Por um momento pensou ter ouvido uma batida debaixo dela. Com as mãos suadas colocou a luz e viu que não tinha nada além de uma bola de futebol e um carrinho de brinquedo que ganhara no Natal.

O menino então deu um suspiro de alivio. Ao mesmo tempo, ficara com raiva de si mesmo por ter deixado se amedrontar com historinha ‘tão boba’. Colocou então a cabeça no travesseiro e voltou a dormir. O sonho veio por meio de imagens coloridas e delirantes e logo Fabiano estava em sono profundo. A janela então que estava fechada começou a abrir. Da fresta da janela aberta apareceu uma mão com dedos finos e esqueléticos e unhas grandes e pretas.

A pele da mão era cinzenta e logo o antebraço também aparecia. Por último veio então a cabeça que estava coberta por um lenço. A criatura tinha olhos amarelados que apareciam diante de uma face coberta por uma escuridão. A boca se abria e mostrava um amontoado de dentes podres e quebrados.

Fabiano dormia despreocupado enquanto, a estranha figura se arrastava até a sua cama. O monstro olhava o menino com olhar de maldade. Sem provocar nenhum susto a bruxa acariciou os cabelos do menino e alisou a sua face. Fabiano dormindo expressou um sorriso, talvez acreditando estar sonhando com os carinhos de sua mãe. A bruxa então virou o rosto do menino para cima e então enfiou a esquelética mão em sua boca adentro.

Os olhos do garoto então se abriram e espantado ele viu o monstro diante de sua frente. Aflito Fabiano se debatia na cama, mas nada impedia a bruxa de continuar a enfiar a mão por sua traquéia. Finalmente os dedos finos chegaram ao coração da criança que batia freneticamente. A bruxa sorriu e falou com sua voz cavernosa:

- Aí está você! Achou que eu não encontraria sua alma desobediente? Você irá comigo para sempre morar na minha casa!

Quando a bruxa tirou a mão da boca da criança segurava um feixe de luz branco.  Pegou a luz e colocou em um frasco de vidro parecendo perfume. Fabiano ficou de olhos abertos inerte na cama, enquanto a criatura saia pela janela de forma sorrateira.

No outro dia a família do menino estava em total atribulação. Todos da família estavam assustados com a cena do menino paralisado na cama. Os pais da criança chamaram uma ambulância e socorreram Fabiano. No hospital depois de exaustivos exames os médicos concluíram que o menino teve um mal súbito raro e que não poderia ser despertado. Para a classe médica o menino estava em um coma irreversível. Mas, mesmo com a visão dos médicos os pais de Fabiano não queriam acreditar no que estava acontecendo.

Enquanto isso a vovó Piedade chorava pelo neto que perdera, sabendo ela que foi a soberba e orgulho de Fabiano que o levaram a ser vitima da bruxa que roubava almas.

segunda-feira, 9 de março de 2015

A Volta dos que Não Foram!

Olá meus queridos amigos de blog! Estive fora por algum tempo. Agora retorno para mais um ano em que pretendo falar de tudo aquilo que eu gosto e que você também se interessa: livros, quadrinhos, cinema, música e claro... artes e educação.
Durante os últimos meses aconteceu muita coisa que eu gostaria de falar, e lógico, vou colocar em pauta nas minhas postagens. Tudo que é ligado ao mundo do entretenimento e da educação será discutido aqui.
Aproveito e logo de cara vou mostrar alguns trabalhos que fiz enquanto estive fora das redes. Ampliei meus trabalhos artísticos e como já expliquei os meus temas ainda continuam a ser a arte fantástica e surreal com toques de terror e absurdo.
Voltei ao tema de retrabalhar bonecas e torná-las, digamos, mais apresentáveis e fofas (he, he, he!). Muitos podem comparar o meu trabalho com as chamadas art reborn (na qual os artesãos fazem bonecas ultra realistas e algumas até horripilantes). Admiro muito a galera que faz isto, e quem sabe, pretendo também aprender está técnica. Enquanto isso faço somente esta customização com brinquedos tando um ar de arte punk e gótica. Espero que gostem e até a próxima!

Cyber Doll 02
Fetiche Doll
Spider Doll
Cyber Doll 01
Doll