quinta-feira, 25 de julho de 2013

Exposições 2013

É meu povo... O descanso está terminando! Para muita gente o 2º simestre já começou, porém algumas escolas voltarão a funcionar somente na segunda feira que vem. Enfim, para aqueles que ainda estão de 'pernas pro ar' recomendo duas exposições que estão ocorrendo em Brasilia.
Antes de mais nada quero deixar a minha queixa em relação as galerias que mesmo sabendo que o periodo de recesso escolar muita gente viaja, não significa que a cidade esteja vazia. Pelo contrário, muita gente que não viajou e ficou na cidade ficou sem ter o que fazer e infelizmente tanto o Museu Nacional quanto o CCBB ficaram sem exposição para o povo apreciar... Na Caixa econômica tem duas exposições bacanas e vale apena ver:
  
O Universo de Glauco Rodrigues
Gravurista, pintor, design.... O gaucho Glauco Rodrigues tem um curriculo extenso e não é a toa que a sua exposição que está ocorrendo na Caixa seja uma das mais interessantes de ver. Com mais de 100 obras reunidas em um acervo podemos ver a evolução deste artista que levou a gravura e a ilustração a um alto nível no Brasil. Capas de discos e livros são apenas uma parte do material farto para quem for ver o trabalho deste grande artista.
 
Tournier Em Movimento
O uruguaio Walter Tournier pode ser para nós brasileiro um desconhecido, porém o seu trabalho é super respeitado e conhecido para além do continente latino americano. Formado em arquitetura ele deu uma guinada na sua vida a começar a trabalhar com o cinema (mais especificamente o de animação de stop motion). Na exposição que está ocorrendo na Caixa podemos apreciar mesmo que modestamente uma instalação que lembra o seu ateliê e suas inumeras ferramentas de marceneiro que ajudam a dar vida a bonecos que se tornaram personagens e seus filmes. Vale apena não apenas entender o processo criativo deste artista como também buscar ver seus trabalhos na internet.
Ambas as exposições estarão de 03 a 28 de julho na Caixa Econômica- Setor Bancário Sul, das 09h as 20h de terça a domingo.
OBs: Já esta pronta a minha loja o endereço é www.sanatoriuloja2.com.br
Lá poderão encontrar minhas obras que podem ser feitas por encomenda e por enquanto somente comercializadas em Ceilândia, Taguatinga e imediações.

sábado, 20 de julho de 2013

A Arte de construir Um Homem de Ferro

Bem meus companheiros de blog , trago mais uma vez para vocês  dicas de trabalhos bacanas que podem ser realizados em sala de aula. Desta vez trago dois trabalhos meus que podem ser realizados por alunos do 5º ano e também do ensino médio.
O primeiro é um homem feito de lata de refrigerante. Por brincadeira chamei ele de Homem de Ferro. Trata-se de um homem feito de lata de aluminio. Como sabemos o aluminio pode ser recordado com tesoura bem resistente e depois dobrado, para fazer esta estatua será preciso os seguintes materiais:
1- 3 latas de refrigerante;
2- uma tesoura sem ponta;
3- super bonder ou durepox;
4-lápis ou caneta marcador;
5-régua;
6-fita adesiva colorida.
Primeiro recorte a lata com a tesoura , em seguida abra a lata e nela faça desenhos geométricos em sua superfície em forma de retângulos , depois corte e em cima das linhas feitas dobre cada parte até conseguir fazer os braços e pernas, em seguida pegue outra lata e com ela faça o mesmo processo (só que desta vez para fazer o tronco do homem). Com as sobras das outras latas faça a cabeça e o pedestal. Por último cole todas as partes com super bonder e pronto! Caso precise enfeitar mais faça uma lança de palito de churrasco e um escudo com o fundo da lata e depois colar fita adesiva colorida.
Quem não gostar da dica do homem de alumínio pode fazer um boneco customizado de durepox do Homem de Ferro. A dica para fazer o boneco deste material eu já postei (procure na Arte de Confeccionar escultura de durepox de 2012).
Quem gostou das sugestões me mande uma resposta depois ( ah! claro visite a minha loja virtual para comprar produtos artesanais Ok!).

domingo, 14 de julho de 2013

Fuga do Sanatório

Ola meus amigos do blog Martelo do Vulcano. Aproveito as férias de julho desejando para todos um bom descanso. Espero que possamos recarregar as nossas forças para o que vem no meio do ano. Que todos possamos realizar nossos projetos e cumprir nossas metas. Por falar em projetos... Eu estou preparando um novo para todos que gostam do meu trabalho. Trata-se de uma loja virtual que estou promovendo. Breve eu trarei mais noticias como endereço, preço de produtos e tudo mais. A loja já tem um nome e se chamará de Sanatório Shop, nela você vai poder comprar trabalhos meus e tudo que envolve o absurdo e o estranho. Nunca que se viu uma loja assim!

Obras que vocês estão vendo logo estarão à venda na loja virtual. De acordo com a encomenda farei esculturas, ilustrações e pintura. Para quem curte art pop com temas bizarros e de humor negro a loja será um prato cheio. Mais noticias em breve neste blog.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

A Fúria Dos Silenciosos


E aí meus companheiros do blog?! Estive fora para ver o que acontecia em nosso mundo e ver o que poderia comentar. Também como docente estava atolado de trabalhos escolares para administrar então ficava dificil de ter um tempo para falar com vocês.
Surpreso eu fiquei com os últmos acontecidos. Se ninguem esteve hibernando nestes dias não será estranho eu comentar sobre as manifestações que ocorreram nas principais capitais brasileiras. Pois é, nos temos a nossa 'Primavera Árabe' e assim como ocorreu do lado de lá, teve como grande força as mobilizações através das redes sociais.
Sem uma bandeira de partido para guiar, os movimentos se tornaram legitimos por externarem o descontentamento da sociedade diante de 'parasitas' que rondam há anos o poder do Estado. Se não bastasse o Marcos Feliciano e sua cruzada imbecil contra os homossexuais, tivemos que engolir gastos exorbitantes com a Copa enquanto a corrupção corria solta no Planalto.
Por morar em Brasília eu sinto de perto como é ver  o centro do poder ser consumido por corruptos que se elegem a nossas custas e depois trabalham menos de 8 horas para ganharem R$ 15.000,00 por mês, fora o tal do auxilio terno e moradia (coisas mais que desnecessária para quem ganha esse montante de dinheiro e não faz nada).
Não estou aqui para defender o 'quebra-quebra' do patrimônio público, mas não há como não sentir raiva e impotência diante de tanto gasto enquanto não temos escolas e nem hospitais para a população. Para entornar mais o caldo a inflação bate em nossas portas. O governo achou que poderia conter a inflação somente motivando o consumo ( IPI baixo para um monte de gente comprar carro e não ter onde rodar e estacionar) ou a compra de tablets e TV's de led para ver a Copa do Mundo. Agora tem o monte de gente de carro na garagem e TV endividados!
Daqui a pouco a máquininha de remarcar preços dos anos 80 irá aparecer e retornaremos as fases de vacas magras. Deste jeito somente a revolta e fúria popular acabam sendo a valvula de escape de tantos problemas. Não tendo representantes dignos no congresso para representá-lo o povo pegou a redea das coisas e chamou para si a responsabilidade de tantos  problemas.
Porém, temos que ter um cuidado para que grupos politicos  não queiram aproveitar da situação. O PSDB, por exemplo, já começou a rodar as suas campanhas na TV assim que as manifestações começaram, e muitos grupos virão querendo ser 'os defensores' das manifestações populares. Não podemos esquecer que a Primavera Árabe teve como reviravolta a eleição de um conservador, já que a população não tinha um lider de peso para representá-la e assim qualquer ditador ou demagogo pode penetrar em eventos tão importantes.