O movimento surgido no século XVII, intitulado por Barroco, foi uma forma de propaganda da Igreja Católica para atrair fiéis no seu período mais critico. O termo que significa 'irregular, contorcido' como bem havia definido Janson em seu "Iniciação à História da Arte" de 1986 foi a ponta de lança da contra-reforma, uma espécie de resposta da Igreja a reforma protestante iniciada por Martin Lutero no meio do século XV.
As principais caracteristicas do Barroco foram o exagero de linhas onduladas e florais nas colunas das igrejas além de uma overdose de imagens que cobriam o texto criando o efeito de tromp'loel. Artistas como Andrea Mantegna e o escultor Bernini deixavam os interiores das igrejas totalmente hiper decorados parecendo que a 'casa de Deus' se encontrava na terra e não no mundo celeste.
As esculturas barrocas transpareciam dramaticidade e tentavam relatar fielmente os fatos e lendas as quais haviam inspirados os escultures. Se compararmos o Davi de Michelangelo e o Davi de Bernini, veremos que o segundo parece mais contar o fato historico biblico que o primeiro, uma clara crise de discurso e distanciamento da arte clássica grega que os renascentistas prezavam.
Na pintura o Barroco conseguiu ir além da Itália ganhando interpretações na Holanda e na Espanha com Vermee e Velazques.
Mas e o Rococó? Em que ele se difere do Barroco? na verdade o Rococó é a visão dos ricos franceses que queriam que seus palácios tivessem os mesmos efeitos arquitetônicos das igrejas italianas. Por isto o tema das pinturas do Rococó são a vida dos ricos e famosos em meios de suas festas bacanais e frivolidades em vez dos santos sofridos da Igreja católica.
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