quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Sessão Homenagem: Histórias em Quadrinhos de Ícones do Horror

2016 está acabando para a alegria de muita gente e tristeza para outras. Como falei em uma postagem anterior este ano não foi o dos melhores. Os economistas não vem um bom horizonte para o Brasil (pelo menos nos próximos anos). Não sabemos se governo provisórios e suas mudanças 'drásticas' surtirá algum efeito. Mas vamos mudar de assunto!
Eu criei uma nova sessão e pretendo em 2017 ressuscitar algumas que ficaram de molho nos últimos anos. Pensei em guardar a surpresa até o ano novo. mas quer saber? Eu vou apresentar a novidade agora mesmo!
Trata-se de uma sessão onde eu homenageio algum clássico do cinema de ficção e terror por meio de história em quadrinhos. A brincadeira consiste em retratar uma cena de um determinado filme em forma de HQ, sendo que poder ser como eu falei de um filme de ficção ( isso inclui suspense, terror e até aventura).
Na minha primeira experiencia resolvi traduzir em forma de arte sequencial cenas de dois filmes de horror que gosto bastante: A Hora do Pesadelo e O Chamado. Sei que muita gente gosta dos personagens deste filmes então...
Myazaki esta assistindo a fita amaldiçoada que sua tia havia deixado encima da estante. Os apelos dela para que o garoto não visse a fita foram em vão. Myazaki assistia de forma hipnotizada  as cenas grotescas que passavam na sua TV. Depois de um longo silêncio ele ouviu o toque do seu celular. então ele atendeu. Ele ficou atônito com a voz do outro lado da linha que dizia com voz cavernosa: 'Você vai morrer'.
Sem se importar com a ligação o menino voltou a assistir a fita maldita. De repente uma estranha figura de uma menina de cabelos negros e compridos apareceu na tela. Parecia que ela sabia que Myazaki esta lá diante dela e então, ela foi em sua direção. Quando o menino se deu por si a figura estava saindo da TV. Myazaki não conseguiu se mexer de tão paralisado de medo que estava.
Por fim a estranha figura o agarrou e segurando firme seu rosto deu um sorriso diabólico para o menino que percebeu que era o seu fim.

Nancy resolveu tomar um banho quente em sua banheira. Enquanto ela se deliciava com o vapor e o frescor da água quente. Ela caiu em um sono profundo, o que fez que entrasse em contato com o mundo surreal do terrível estripador de Elmer street, o Fred Krueger! SUA garra metálica saiu da água vaporenta, e quando Nancy finalmente caiu em si viu que seria vitima da temível entidade diabólica dos sonhos. Não houve tempo para que a garota pudesse despertar. Era tarde e Fred já tinha ceifado a sua vida!


Gostaram galera? Quem puder mandar uma sugestão posso quadrinizar a cena do filme que você mais gosta. No mais um bom 2017 pra todo mundo!

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

O Último Conto Bizarro do Ano: O Alegre Palhaço Simão


Resultado de imagem para palhaço de rua
Muita gente tem medo de palhaço. Esta figura maquiada, que dança e brinca e solta piada. Pode muitas vezes parecer ameaçadora para os olhos dos mais desconfiados. Por isto, a aparência pode ser um engano para quem não conhece a verdadeira alma do ser humano.
Maricleide estava dirigindo o seu Fiat Uno em plena avenida paulista como de costume. Muito barulho de sirene de ambulância, motoqueiro cortando caminho e quase trombando nas laterais dos automóveis, vendedores de água, suco e balinha gritando, carro de som com barulheira 'na toda'.
Seria mais uma segunda feira de ida ao serviço, se a moça do Fiat vestida com terno preto e cabelo amarrado e formal não estivesse nervosa pelo atraso e pelo presente que teria que comprar para o aniversário do filho de seis anos chamado de Saul.
Tudo já estava programado em sua cabeça: ida ao trabalho, recolhimento de relatório, almoço e ida rápida ao shopping. Maricleide olhou para o relógio do celular e percebeu que do jeito que estava chegaria mais de vinte minutos atrasada. O seu chefe de departamento, seu Astolfo, com certeza lhe olharia com aqueles óculos de grau que lhe deixam com cara de coruja velha e sua boca coberta de um bigode seboso e meio esbranquiçado. Ele olharia com toda braveza do mundo!
E quando o chefe está azedo, nem adianta pedir. Ele não deixaria a moça dar uma 'corrida' até o shopping.
Enquanto pensava em como falaria com seu chefe sobre seu atraso, Maricleide não percebeu a chegada á porta de seu carro de uma estranha figura. De súbito ela se assustou com o 'olá' todo espalhafatoso e folgado do vendedor que estava vestido de palhaço de circo.
O cara todo maquiado de cara branca e cabelos vermelhos e um nariz da mesma cor dos cabelos e redondo e uma roupa que mais parecia um enorme lençol de seda branco com bolinhas azuis e amarelas. Maricleide tinha um histórico de temer pessoas fantasiadas, tudo porque na infância ela quase foi estuprada por um palhaço de circo mal intencionado.
Daí nunca mais ela quis ver um palhaço perto dela. Quando ela viu que o homem de fantasia portava uns brinquedos 'made in china' ela logo lembrou do seu filho. Mas cade  coragem de falar com o cara? Ela olhava para o palhaço e começava a suar frio e ter uma arritmia cardíaca.
Na sua mente duas preocupações vieram: comprar o brinquedo do filho, pois poderia não ter permissão do chefe para fazer isto mais tarde e ver um palhaço esquisito na sua frente.
Como o amor de mãe falou mais alto, Maricleide resolveu vencer o medo e falar com o vendedor vestido de palhaço para ver por quanto ele vendia um de seus brinquedos:
- Senhor... Er... Senhor palhaço quanto custa um brinquedo desses aí?
O palhaço mostrou um sorriso franco no rosto e então chegou mais perto da mulher e disse:
- Opa! Vendo um de meus brinquedos por R$20 minha senhora. Vai levar?
A mulher ainda estava assustada com o palhaço e sem querer ficou paralisada sem voz para responder. O vendedor percebeu e então para quebrar o gelo continuou a conversar com a moça:
-Olha senhora sou o palhaço Simão. Estes brinquedos são lindos perfeito para a senhor dar de presente para seus sobrinhos.
Maricleide se desarmou. Achou engraçado o palhaço achar que ela estaria comprando presentes para um sobrinho e não para o filho. Sera que ele pensou que sou nova demais para ser mãe? pensou ela se sentido elogiada.
Vendo que a mulher soltou um sorriso o palhaço continuou:
-posso te dar um desconto madame. Pode levar qualquer brinquedo por R$10 e ainda te dou um brinde especial!
Maricleide ficou feliz com a ideia do brinde. Tirou da bolsa uma nota de dez reais e logo foi escolhendo o brinquedo do menino (um carrinho) e em seguida foi perguntando pelo brinde:
-E aí Simão cadê o brinde.
Simão então deu um sorriso sinistro e com um olhar estranho e voz cavernosa falou:
-Esta aqui!
Maricleide levou um susto. Seus olhos ficaram arregalados. Seu corpo todo tremeu! O palhaço lhe deu de brinde um cranio que mais parecia de verdade. A moça estranhou o brinde pensou em não aceitar, mas acabou pegando. Antes de partir ela resolveu fazer uma pergunta ao palhaço.
-Onde você arrumou isto?
O palhaço de forma matreira falou:
-Eu tenho muitos destes em casa. Parecem reais. mas eu juro que são de plástico.
Maricleide foi embora com o tal brinde na mão. Seus problemas enfim estavam resolvidos. Ela foi embora feliz sabendo que vai dar um bom presente para o filho.
O palhaço então saiu da avenida e rumou para o cemitério da cidade. Lá ele foi tirar um cochilo e mais tarde violar mais um túmulo para arrancar o cranio e vende-lo para algum desavisado na rua.


terça-feira, 20 de dezembro de 2016

RETROSPECTIVA 2016

Antes que a Globo, a Record e o SBT façam eu mesmo farei a minha retrospectiva deste ano. Como sabemos, 2016 não foi fácil para ninguém. Por isto, elencarei as coisas mais interessantes do ano (boas e ruins):
Resultado de imagem para super heróis
O ANO DO FILME DE SUPER HERÓIS
Poucos gêneros cinematográficos demonstraram apelo de público como os filmes de super heróis. Nem mesmo as comédias brasileiras fizeram o povo lotar salas como nos anos anteriores. Pior foi para os filmes de ação que nem mobilizaram a galera como outrora. Ha quem diga que o filme mais assistido por aqui foi os 'Dez Mandamentos' do Bispo Macedo, porém segundos jornais como a Folha de São Paulo as salas de cinema estavam praticamente vazias. Isto porque, dizem que pessoas compravam bilhetes para assistir o filme a mando dos pastores. Resultado: tinha carreata de igreja comprando 50 ingressos mas ninguém entrava no cinema. A Record com medo das críticas mostrava gente tirando self dentro do cinema para provar que estavam realmente assistindo o filme. Enfim, quem se deu realmente bem foram o 'Esquadrão Suicida' com a bela Arlequina e o polêmico Curinga do ator Jared Leto. Quem fez boa bilheteria foi também outro super herói, Dead Pool, além disso teve a treta do Capitão América contra o Homem de Ferro em 'Guerra Civil' seguida pela pancadaria histórica do Batman no Superman. Para fechar o ano quem apareceu fazendo mágica na bilheteria foi o Doutor Estranho, personagem nem tão popular mas, que chamou a atenção do público.
Melhor filme: Capitão América, Guerra Civil, Batman Vs Superman
Pior filme: Tartarugas Ninjas 2, Os Dez Mandamentos
Surpresa do ano: Caça Fantasmas, Dead Pool.
A MORTE DE GRANDES ÍDOLOS DO POP E DA LITERATURA
Neste ano a Dona Morte tirou de nós grandes talentos da música e da literatura. David Bowie foi o primeiro o Zig Stardust ( um de seus pseudônimos no inicio de carreira) partiu, mas sem antes deixar um recado sobre vida e morte em forma de seu último trabalho intitulado de Black Star. Na maioria das canções o artista fazia como se fosse uma confissão e testemunho de sua vida na terra. Faixas e clipes do último disco mostravam metaforicamente como Bowie encarava a morte e fazia dela uma peça artistica de sua obra. Muito comovente...
Outro que foi embora foi o Prince, um dos ícones dos anos 80 e que rivalizava na época com Michael Jackson o direito de sentar no trono de rei do pop. Seus funks cheio de suingue, guitarras elétricas e batidas eletrônicas experimentalistas deixaram muitos seguidores que tentaram inutilmente imitá-lo.
Na literatura, quem partiu foi Ferreira Gullar. Poeta, ensaísta e grande esteta da arte. Muitos alunos de história da arte em geral já leram alguns de seus artigos sobre história da arte e estética. Alem de discutir o assunto foi um dos grandes modernistas do passado que ao lado dos irmãos Campos trabalhou a poesia concreta (estilo de arte genuinamente brasileiro).
O FIM DO GOVERNO DILMA
 em 2016 a politica brasileira deu o que falar. Em cada site de noticia, nos telejornais e nos jornais impressos sempre tinha o assunto sobre o governo e a corrupção. Depois de dois anos de um governo com sérios problemas administrativos e o escândalo da Petrobrás, a presidente Dilma teve seu impecheament. Muita gente tentou transformar o fato em uma guerra entre direita e esquerda, entre povo versus elite; enfim, não se sabia para qual lado torcer. De toda forma temos agora um governo provisório que está mexendo em coisas difíceis para a população como a aposentadoria, por exemplo.
Momento 'chute o balde': o impecheament da presidente Dilma,
Momento 'esperança é a última que morre': O inicio do governo Temer,
Momento ' tamo lascado': mudanças na aposentadoria.
SÉRIES BOAS PARA VER E COMENTAR
Enquanto o Planalto sacudia, quem podia se distrair assistindo coisas legais não teve o que reclamar. A sétima temporada de Games of Thrones  não decepcionou e já deixou um gosto de saudade para quem acompanhou os episódios com o retorno de Jon Snow e cia. Outra série super badalada é Walking Dead que mostrou a dolorosa morte do personagem querido Glen enquanto o temido Negan ganhava o posto de vilão do ano com louvor. Outra série bacana que deixou todo mundo ligado foi Luke Cage. Cria da Netflix com a Marvel Studios mostra a saga do herói afro americano que ganhou super poderes em uma experiencia de laboratório enquanto cumpria pena na cadeia. Com super força e invulnerabilidade, Cage enfrenta traficantes e mafiosos para trazer tranquilidade aos bairros pobres dos EUA. Outra série que surpreendeu foi Westworld. A série da HBO discute o que é o ser humano, quando um grupo de androídes que vive em um parque temático decide mudar seus destinos e fugindo de regras que lhes foram impostas para satisfazerem os humanos em jogos violentos e crueis que emulam o velho oeste.
Melhor série: Game of Thrones
Melhor cena: a morte de Glen em Walking Dead
Melhor vilão de temporada: Negan e seu bastão do mal.
Série revelação: Luke Cage.
A TRAGÉDIA DE CHAPECÓ
Ninguém imaginava que um time pequeno, porém batalhador e jovem pudesse ter um destino tão triste como teve os jogadores do time do Chapecoense. Jogadores jovens e com um time em franca acensão, estavam indo disputar uma classificação em um campeonato internacional quando o avião que os levaria a Colômbia caiu em uma serra. Considerada a maior tragédia no mundo do esporte, as autoridades investigam até onde a culpa foi da empresa aérea ou do piloto. De toda forma muitas mães, pais e filhos não terão seus entes queridos para abraçar neste Natal. Que Deus conforte as famílias destes jovens que partiram.
O SUCESSO DA SOFRENCIA
Dividindo o espaço com o sertanejo e o funk, os cantores de sofrência se deram bem e ficaram bastante populares. O cantor Pablo já tinha cantado (e berrado) a pedra ao falar de amores desfeitos em suas músicas. A grande diferença agora é que foram as mulheres que se destacaram tendo como principal exemplo a dupla Simara e Silmaria (escrevi certo gente?) com seus sucessos falando de violões e cachorros.
O BRASIL DAS OLIMPÍADAS
As Olimpíadas nos trouxeram um pouco de alívio de todos os lados, podíamos por um momento esquecer que o mosquito da Dengue fazia festa em meio ao lixo e a água parada e o aparecimento da Zica e casos de microcefalia. A seleção brasileira pode enfim, ganhar da Alemanha e nos trazer uma medalha de ouro. As Paraolimpíadas tiveram resultados muito melhores e mostraram nossos atletas ( e verdadeiros heróis) indo até além de seus limites nos dando lição de humildade e perseverança.
Bem... esta foi a minha retrospectiva espero que 2017 tenhamos melhores noticias e que os deuses nos protejam. Amem.