sábado, 5 de novembro de 2016
Doutor Estranho, o Super Herói Místico
Dia 2 de novembro é aqui no Brasil o Dia de Finados. Aquele dia em que pessoas visitam em cemitérios os entes queridos que nos deixaram por alguma razão e estão do outro lado (para algumas religiões em outra dimensão). Foi neste mesmo dia 2 que estreou nos cinemas do país o filme 'Doutor Estranho', mais um personagem da Marvel a aparecer este ano nas telas.
Estranho, entenderam o trocadilho?, que em um dia em que o feriado esta ligado a perdas e analises sobre o outro lado da vida, o filme da Marvel tenha um personagem que justamente fale sobre o sobrenatural. Criado em 1963 por Stan Lee e Steve Ditko, o Doutor Estranho foi daqueles personagens que surgiu no período da contracultura. Nesta época a Guerra do Vietnã manchava os ideais norte-americanos e o movimento psicodélico com bandas de rock progressivo e a descoberta das culturas orientais como o Zen Budismo e os pensamentos de Nova Era pipocavam nas ruas.
Os jovens faziam uso de LSD e outras drogas em busca de esquecerem o que chamavam de vida capitalista e vazia. Foi nesta época que o show de Woodstock foi realizado regado a muita música e rebeldia! Percebendo o que acontecia Stan Lee e Steve Ditko então criaram o Doutor Estranho, um mago que defenderia a terra de ameaças interdimensionais e sobrenaturais. Antes porém, de criarem o Doutor os caras da Marvel já tinham um personagem com tons psicodélicos: O Surfista Prateado.
A trama do Doutor Estranho é bastante interessante, pois a justificativa do herói começa por um motivo bastante individual ( o doutor Stephen Vincent Strange era um cirurgião bem sucedido e egocêntrico que após um acidente trágico perde o movimento das mãos). Sem o seu ganha pão o doutor se torna amargurado e procura desesperado por uma cura. É neste momento que ele conhece a artes místicas do Oriente.
Falar mais coisa do personagem estragaria quem ainda não viu o filme. A versão do cinema praticamente é fiel ao personagem dos quadrinhos e por isto, talvez seja o melhor filme da Marvel até o momento. Cada vez mais o pessoal procura melhorar os seus filmes o que é bom sinal.
Outra coisa bacana é que os efeitos realmente funcionam em 3D e deixa o filme com cara de viagem surreal (muita gente vai ver nas imagens citações ao filme Origem (de Christoffer Nolan), Matrix e até as pinturas de Salvador Dalí, Max Ernest e a banda Pink Floyd).
Nas bancas de jornais talvez, agora saia alguma edição especial do personagem, já que até então o Doutor Estranho aparecia mais como uma participação especial nos gibis do Hulk e outros super heróis. Recomendo quem não conhece o personagem ler a graphic novel 'Triunfo e Tormento' no qual o Doutor Estranho faz uma parceria inusitada com o vilão Doutor Destino nas entranhas do Hades!
Assinar:
Postagens (Atom)